“Aqui aprendo a crescer
Fui nascente
Fiz-me rio
Serei mar…”

Com estas palavras, pintadas no painel de azulejos colocado junto à entrada principal da nossa escola, a turma G do 9º ano, do ano letivo de 1996/97, definiu a ESAP, de forma magistral. Afinal, a Escola, para além de ministrar conhecimentos e de os avaliar, é também espaço de formação para a vida, para a cidadania.

A nossa Escola, com o nome de Secundária nº 1 de Águeda, ‘nasceu’ a 11 de Novembro de 1981, com o objetivo de “fortalecer o ensino escolar e dar melhores condições a uma população estudantil que está a necessitar de mais um estabelecimento escolar” numa época em que, regra geral, as escolas estavam muito para além da sua lotação máxima.

Mais tarde, por portaria de 2 de Abril de 1987, foi ratificada a sua nova identidade como Escola Secundária Adolfo Portela.

Ao comemorar o 35º aniversário, a ESAP conta com 942 alunos, do sétimo ao décimo segundo ano de escolaridade, 36 assistentes operacionais /administrativos, 1 psicólogo e 89 docentes.

Parabéns à Escola Secundária Adolfo Portela e a todos os que nela estudaram ou estudam, trabalharam ou trabalham… Que ela possa continuar a ser um espaço de crescimento e de Sonho, numa fase tão importante da vida dos nossos alunos.