A Escola Adolfo Portela continua a apostar no projeto “Secundário Superior” enquanto meio de proporcionar aos alunos complementos de formação ao currículo nacional. Assim, depois de ter iniciado um Curso Avançado na área da Microbiologia, em parceria com o Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa, e de ter promovido algumas conferências proferidas por docentes das Universidades de Aveiro e Coimbra, trouxe à Escola um investigador e professor universitário aguedense.

Miguel Ângelo Pardal, professor e investigador na Universidade de Coimbra, veio, em duas tardes, dar uma aula em que os alunos de 12º ano de Biologia puderam desenvolver um trabalho experimental. Assim, no âmbito do Projeto «FishFree» realizou-se uma atividade de divulgação científica intitulada «Uma arte exclusivamente Portuguesa: A Arte Xávega». Esta atividade teve uma primeira parte expositiva, com uma apresentação PowerPoint, a que se seguiu uma parte prática em que os alunos aprenderam a identificar as várias espécies de peixe, assim como a dissecar peixe, identificando os órgãos internos.

Henrique Coelho, diretor da Escola Adolfo Portela, que acompanhou o momento com muito interesse, destacou “a excelência do investigador e dos momentos de aprendizagem e de experimentação de que desfrutaram os alunos”, acreditando que “é com momentos como estes que a Escola se torna inesquecível”, acrescentou.