A Escola Secundária Adolfo Portela foi galardoada, pelo nono ano consecutivo, com a bandeira verde do Concurso Eco-Escolas 2017, pelas suas boas práticas ambientais, no 27 de setembro, numa cerimónia a nível nacional que decorreu em Mafra. A ESAP continuou a associar-se a esta iniciativa dinamizando um conjunto de atividades que envolveram a comunidade escolar, com destaque para aqueles que mais de perto participam nas atividades promovidas pelo projeto Eco-Escolas.

Assim, procedeu-se ao hastear da Bandeira Verde, no dia 07 de novembro, com a presença do diretor, de alunos e professores da ESAP, bem como do vice-presidente da CMA e da vereadora da Educação. O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.