No dia oito de novembro, comemorou-se o dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis. Esta data, criada pela Comissão Europeia, tem como objetivo encorajar a população a optar por hábitos mais saudáveis. A evolução tecnológica e as alterações dos estilos de vida levaram a novos hábitos alimentares e de consumo que afetaram em larga escala a saúde pública. É, por isso, essencial aprender a escolher os alimentos adequados e a comer de forma saudável. Afinal de contas, somos o que comemos.

Neste contexto, a equipa do PES em colaboração com a Nutricionista Cecília Soares, Enfermeiro Rui Branco, Enfermeira Conceição Coimbra do Centro de Saúde de Águeda e os alunos do Curso Auxiliar de Saúde elaboraram ementas alusivas a possíveis lanches saudáveis. Após a sua elaboração na cantina escolar, foram sujeitos à votação por alunos, funcionários e professores. Segundo o júri foi difícil votar dada a qualidade e sabor dos mesmos. Após uma renhida votação ficaram empatados dois lanches: a sandes Tiana e o Sweet Mix.

Como Hipócrates, o pai da medicina, defendia - “Que a comida seja teu alimento e o alimento a tua Medicina”, também nós acreditamos que, a partir deste dia, os alunos terão mais responsabilidade na escolha dos alimentos mais saudáveis e, desse modo, poderão prevenir futuras doenças.