Nos passados dias 15,16 e 17 fevereiro de 2018, no âmbito do desenvolvimento do Plano Anual de Atividades, os alunos do 11°ano da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), nomeadamente as turmas de Línguas e Humanidades e de Ciências Sócio Económicas, acompanhadas por três professores, realizaram uma visita de estudo ao centro e sul do país. Esta visita teve como objetivo aprofundar o conhecimento do território português, dos seus recursos e das suas potencialidades, reforçando aprendizagens de conteúdos abordados na disciplina de Geografia A.

No primeiro dia, após a saída da ESAP por volta das 07:45, os jovens alunos e os professores partiram à descoberta pela zona sul do país. Como itinerário tiverem a visita às portas do Ródão, ao Centro de Ciência do Café e ao Paço Ducal (em Vila Viçosa), tendo terminado este dia cheio de emoções na encantadora cidade de Évora, onde pernoitaram.

No dia seguinte, saíram de Évora com destino ao castelo de Monsaraz, de seguida visitaram a Adega de José de Sousa - Adega dos Potes - Reguengos de Monsaraz. Acabada a visita a este local, dirigiram-se para Beja, onde almoçaram. Após o almoço, o grupo desfrutou de uma visita guiada pelo porto de Sines. O dia terminou em Setúbal, com dormida na Pousada da Juventude.

No último dia, outros sítios e locais de interesse patrimonial foram igualmente visitados pelo grupo. Refiro-me, por exemplo, ao cabo de Espichel, ao Parque das Nações (Lisboa) e a uma típica vila da idade média, Óbidos. Apesar de longas horas de viagem, a visita de estudo valeu a pena. O objetivo foi atingido e marcou sem dúvida a nossa aprendizagem.