Numa agradável viagem de táxi e com boa disposição, rumou-se até Aguada de Cima, no dia 28 de fevereiro, para dar cumprimento à atividade da nossa biblioteca, designada In Loco, com os objetivos principais de alargar conhecimentos relativos à evolução dos diversos suportes do conhecimento e da informação/comunicação no decorrer do tempo até à atualidade e reforçar a interiorização da defesa do património arquitetónico e literário como ato de cidadania. Integrando alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural do 11º H2 e 12º H2, a visita guiada decorreu em ambiente de tamanha curiosidade em que tudo foi perguntado para tudo ser respondido, no que ao património literário e arquitetónico diz respeito.

Não menos interessante foi a visita à área envolvente do edifício, onde se pode estabelecer contacto visual com animais domésticos, qual quinta pedagógica, em que muito se aprendeu, aí, também. O espólio literário, em suporte papel que já ultrapassa os 26 mil exemplares, está inserido num edifício construído em Arte Nova, datado de 1915 e é pertença dos professores Maria Gabriel Abrantes e Ilídio Pires que, duma forma muito peculiar, funcionaram como anfitriões de Bem Receber. Não houve despedidas sem antes todos serem brindados com um simpático lanche, onde bolinhos caseiros confecionados na terra foram “reis”.