Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Secundária Adolfo Portela fez-se representar na final nacional do concurso CANSAT.

Este ano, a equipa PSIQUE, constituída pelos alunos Ana Carolina, Cristiano Nogueira, Diogo Santiago, Pedro Moreira, Pedro Saraiva e Raúl Simões, representou a ESAP. Tal como nos anos anteriores, a equipa foi coordenada pelo professor João Cera.

O evento decorreu entre os dias 26 e 29 de abril, na ilha de Santa Maria nos Açores e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O concurso consiste na construção de um pequeno satélite, com as dimensões de uma lata de refrigerante, onde será colocada toda a eletrónica necessária para a medição de parâmetros necessários para o cumprimento das missões propostas.

Este ano a missão consistia na determinação da altura da base das nuvens e das suas características. Estes elementos são de extrema importância para a navegação aérea. A equipa contou com a colaboração do Departamento de Física e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia.