O aluno Raúl Oliveira (12ºA) é o representante da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) na final da VI edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, que decorrerá no dia 30 de maio, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. A prova da segunda fase, com a duração de noventa minutos, será constituída por itens de seleção e por um item de construção (produção textual).

Este aluno apurou-se entre os 64 que participaram na primeira fase, a nível de escola, distribuídos por dois escalões. Assim, no escalão A, para os alunos do terceiro ciclo do ensino básico, participaram 21 alunos do 7º e 9º anos e, no escalão B, para alunos do Ensino Secundário, 43 alunos oriundos de turmas de 12º ano efetuaram a sua inscrição.

As Olimpíadas de Língua Portuguesa resultam de uma parceria da DGE, do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, do Plano Nacional de Leitura, da Faculdade de Letras de Lisboa e da Escola Secundária Camões e visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, aumentando o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e estimulando o espírito de rigor e de excelência.