A Escola Adolfo Portela, através da miniempresa Smart Solar Solutions (SSS), participou na Feira (I)limitada de Coimbra, no âmbito do programa “A Empresa” da Junior Achievement Portugal, realizada na Coimbra Business School (I.S.C.A.C.), no dia 24 de Abril de 2018.

Os alunos Beatriz Abrantes, Daniela Gomes, João Sampaio e João Simões, do 12º ano de Economia, são os autores de um projeto de aproveitamento de energia solar em contexto de lazer, em espaços como praias, esplanadas, piscinas públicas, entre outros, tendo constituído a empresa SSS para o apresentarem na cidade dos estudantes.

O projeto consiste na produção de um ‘kit’ de painéis solares flexíveis a afixar sobre chapéus-de-sol, em combinação com uma caixa armazenadora de energia equipada com terminais de carregamento para equipamentos de 220v e também para telemóveis e ‘tablets’. A caixa proporciona também espaço de guarda de pertences pessoais em contexto discreto.

O projeto foi considerado como muito promissor e a apresentação do mesmo decorreu com elevada qualidade.
Este projeto proporcionou uma experiência muito interessante, em vésperas da entrada destes alunos no ensino Superior, os quais representaram muito bem a ESAP, com a colaboração do professor de Economia C e a orientação voluntária do projeto pelo Dr. Miguel Coelho, da Associação Empresarial de Águeda.