A Escola Secundária Adolfo Portela, a convite dos docentes de Geografia, recebeu na passada segunda-feira, o Professor Doutor José Alberto Rio Fernandes, geógrafo, professor catedrático da Universidade do Porto, presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, editor da Revista de Geografia e Ordenamento do Território, docente na FLUP, investigador do CEGOT e autor de mais de 100 títulos entre livros, artigos científicos em geografia urbana, urbanismo e planeamento do território, com destaque, entre os mais recentes, para o Dicionário de Geografia Aplicada (em versão portuguesa e espanhola) e o livro Nova vida dos velhos centros das cidades portuguesas e brasileiras (co-organização), e ainda colunista do JN, colaborador da RTP2 e Porto Canal.

Este ilustre convidado veio apresentar aos nossos alunos de Geografia do 11º e 12º anos o tema “Cidades: dinâmicas, problemas e políticas”, e durante cerca de 60 minutos abordou uma visão da cidade atual e das suas transformações. Ficou claro que por trás das ruas e edifícios a cidade faz-se das pessoas, da sociedade e dos movimentos. A cidade é hoje um centro em constante mudança, ao longo dos anos, mas também ao longo do próprio dia, numa reinvenção e adaptação permanente aos tempos, as necessidades e à economia.

Foi um momento deveras enriquecedor, não só pela visão atual de um tema como as cidades, mas também pela possibilidade de abrirmos a porta ao contacto dos nossos alunos com o mundo académico.

Queremos aproveitar para deixar ao Prof. José Alberto o nosso agradecimento pela sua disponibilidade e simpatia e dizer-lhe até uma próxima oportunidade.