A ESAP recebeu a atribuição do GALARDÃO ECO-ESCOLAS 2018 pelo trabalho realizado em prol da educação para a cidadania ambiental, enquadrado na metodologia do Programa Eco-Escolas, após avaliação da candidatura, simbolizado na bandeira verde.

Este reconhecimento (atribuído a nível mundial a cerca de 51000 escolas de 67 países) é simultaneamente um prémio e uma responsabilidade: hastear a bandeira Eco-Escolas, é informar a comunidade sobre a prioridade que a escola dá à educação ambiental para a sustentabilidade, na formação integral dos seus alunos.

Em 2018 o Dia das Bandeiras Verdes terá lugar em Pombal a 4 de outubro na Expocentro iniciando-se às 9 horas com a Eco-Mostra onde estarão presentes dezenas de parceiros proporcionando diversas atividades aos cerca de 4000 participantes que se aguardam.

Depois da entrega dos prémios dos desafios 2017/18 e dos espetáculos no palco da Gala da Tarde, o dia terminará com a entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas a cada uma das escolas presentes.