No âmbito de uma atividade da nossa biblioteca e subjacente à evocação do centenário do Combate das Barreiras que acontecerá em 27 de janeiro de 2019, nós, alunos do 7º E, juntamente com a nossa professora de História e professora bibliotecária Helena Pires, fomos visitar o memorial evocativo do acontecimento acima referido que opôs monárquicos e republicanos localizado mesmo ao lado da nossa Escola, junto ao Centro de Saúde, com o objetivo de aprofundarmos conhecimentos acerca desse contexto da história nacional e de Águeda. Essa saída surgiu, também, na sequência de já termos produzido um poema coletivo, alusivo ao assunto e que virá a integrar um postal, ilustrado pelos alunos de artes do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, com sede na Escola Marques Castilho. Este é um trabalho colaborativo entre as bibliotecas das duas Escolas e a Anata (Associação dos Naturais e Amigos de Águeda).

Foi um momento curto, mas de aprendizagem e de boa disposição e que nos fez pensar, até, que temos que escrever uma carta à Câmara Municipal de Águeda para, num sentido colaborativo, a alertarmos de que é necessário pintar, para preservar, o monumento/canhão que aí se encontra. Todos nós o classificámos como estando em adiantado estado de degradação.

Muito em breve haverá outras novidades deste nosso trabalho de investigação e colaborativo, pelo que te convidamos a ir visitando o site da nossa Escola, para ficares atualizado(a).