No âmbito da homenagem levada a cabo pela ANATA – Associação dos Naturais e Amigos de Águeda, realizada no dia 8 de dezembro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, ao professor Henrique Coelho, diretor da nossa Escola, os alunos do 7º E, coordenados pela sua professora de História/ bibliotecária, entenderam dever entrevistá-lo a esse propósito. Assim, colocaram-se na pele de jornalistas por uns minutos, tendo a conversa sido orientada neste sentido:

Alunos - Soubemos que foi, recentemente, homenageado pela Anata - Associação dos Naturais e Amigos de Águeda. Qual a razão dessa homenagem?

Diretor - A razão prende-se com o reconhecimento meritório do trabalho pelos aguedenses e, sobretudo, por quem experienciou vivências na Escola na qualidade de atuais e antigos alunos e pela projeção nacional, comprovada pelos resultados nos rankings dos exames nacionais e, ainda, pela boa prática que foi sendo desenvolvida ao longo do tempo, de requalificar e modernizar os espaços exteriores e interiores da Escola, sobretudo no que a salas de aula diz respeito, adaptando-os às exigências constantes das novas tecnologias, criando cada vez mais condições de trabalho e de estudo para a promoção da investigação e do conhecimento científicos, com reflexo evidente nas aprendizagens.

Alunos - Qual o nome do prémio atribuído?

Diretor - “Judeu de Ouro”.

Alunos - Como é que se sentiu quando soube que foi indicado para o prémio?

Diretor - Fiquei surpreendido e, não vale a pena negá-lo, muito contente. Toda a gente gosta de ver o seu trabalho reconhecido. Eu não me candidatei a um prémio pelo que alguém esteve atento ao meu trabalho, para o reconhecer, neste caso a Anata, e isso é muito gratificante. É a distinção de um percurso de gestão da Escola que leva, já, 22 anos. Todos reconhecem que os prémios são um estímulo para que se continue a trabalhar sempre mais e melhor.

Alunos - A nossa Escola já tinha sido associada, em algum momento, à Anata?

Diretor - Já. A Escola recebeu o Diploma Judeu d’Ouro de 2010, baseada essa atribuição, na altura, pelos elevados serviços prestados ao ensino, cultura e ao desporto, tendo conquistado, no Campeonato do Mundo de Andebol de 2010, o Prémio Fair Play. Pela Inspeção-Geral da Educação obteve a classificação de Bom e Muito Bom em vários domínios no setor da Educação, o que colocou a Escola Adolfo Portela entre as melhores escolas do país, em 2010. Assim, pela ação relevante prestada à comunidade ao longo de 30 anos na área do ensino, no setor social e cultural, a Anata distinguiu a Escola como Associação Cultural do Ano, em 2010.

Alunos - Quer dirigir algumas palavras à Anata?

Diretor - À Anata agradeço o reconhecimento e desejo que a Associação continue a trabalhar no sentido de levar a cabo a missão a que se propõe e que visa a salvaguarda do património arquitetónico, cultural, desportivo e afetivo, a proteção do meio ambiente, bem como a defesa da qualidade de vida do concelho de Águeda e a manutenção das tradições, apoiando e dinamizando iniciativas nesse sentido.

Alunos - Parabéns pelo prémio e obrigado por esta conversa, por este encontro construtivo que nos ficará, com toda a certeza, como referência de dedicação e resiliência para a nossa vida futura.