No dia 11 de março, no âmbito da Semana da Leitura (que decorreu de 11 a 15 de março) e do trabalho colaborativo das bibliotecas escolares, a nossa Escola e a Escola Secundária Marques Castilho receberam o jornalista, investigador, escritor e professor Universitário José Milhazes. Assim, os alunos de Línguas e Humanidades (12º E), da nossa Escola, juntaram-se aos da Marques de Castilho e o encontro aconteceu aí. Foram superadas as expetativas relativas à qualidade dos assuntos tratados, no contexto dos conteúdos programáticos lecionados em História, referentes à criação e à desagregação da ex-URSS, bem como ao comportamento dos alunos, o qual foi Excelente. À tarde, o encontro foi na nossa Escola, distribuído por 2 sessões, as quais abrangeram todos os alunos do 9º ano.

Na sequência desta vinda a nossa Escola adquiriu, para a biblioteca, 6 livros do referido autor, dos quais salientamos “Os Blumthal – uma história real de vidas sacrificadas às piores utopias e tiranias do século XX” e “As minhas aventuras no país dos sovietes”. De realçar que houve, logo, logo, no dia seguinte, uma corrida para a requisição destes dois livros, tendo sido criada uma lista de espera para a requisição dos mesmos. Excelente momento.

A sugestão de leitura para esta Semana foi: “Diário de um migrante” de Maria Inês de Almeida, com ilustrações de Ana Sofia Gonçalves, da editora Dinalivro.

Paralelamente, a biblioteca sorteou 14 livros, que ofereceu aos alunos sorteados, evidentemente. Ainda no âmbito da referida Semana, a professora e autora Helena Pires ofereceu, a todos os seus alunos do 7º E, um exemplar do seu último livro “Digolinda, guardadora de memórias”. A obra foi lida e apreciada em contexto de aula. E foram mais momentos de Festa da Leitura.