A Escola Secundária Adolfo Portela participou na VIIª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, com 72 alunos, na primeira fase, a nível de escola, distribuídos por dois escalões. Assim, no escalão A, para os alunos do terceiro ciclo do ensino básico, participaram 36 alunos do 9º ano e, no escalão B, para alunos do Ensino Secundário, 36 alunos oriundos de turmas de 12º ano do ensino regular.

Os alunos que obtiveram as melhores classificações foram, no Escalão A (Ensino Básico), Margarida Pinhão (9ºD), com 61,5 %, e Maria João Porto (9ºC) e Rúben Costa (9ºE), com 60,5 %. No Escalão B (Ensino Secundário), Tomás Malaquias (12ºC), com 176 pontos, e João Tavares (12ºD) e Marta Luzes (12ºC), ambos com 168 pontos, foram os alunos com melhores resultados.

As Olimpíadas de Língua Portuguesa resultam de uma parceria da DGE, do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, do Plano Nacional de Leitura, da Faculdade de Letras de Lisboa e da Escola Secundária Camões e visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, aumentando o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e estimulando o espírito de rigor e de excelência.

 

Go to top