A Escola Adolfo Portela associou-se, no dia 26 de setembro, às comemorações do Dia Europeu das Línguas.

Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Esta iniciativa teve como objetivos celebrar e preservar a diversidade linguística da Europa e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas. A partir daí, foi instituído o Dia Europeu das Línguas, que se celebra todos os anos, no dia 26 de setembro.

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.