Foram dez os alunos do 11º ano de Geografia A da Escola Secundária Adolfo Portela, que no passado dia 15 de janeiro, pelas 15 horas (horário síncrono com todas as escolas do país), participaram na primeira eliminatória da 2ª edição das Olimpíadas da Geografia Portuguesa. Nesta primeira eliminatória participaram 633 alunos de 98 escolas e 72 concelhos, tendo ficado apurados 26 alunos para a final que se realiza no dia 24 de abril em Lisboa.

A aluna Iolanda Miguel Abrantes Castanheira, aluna do curso de Ciências Socioeconómicas, acertou 34 das 40 questões que constituíam a prova, tendo assim conseguido a honrosa 6ª posição na classificação geral. Saliente-se ainda, que embora mais nenhum aluno tenha conseguido ser apurado para a final, na generalidade conseguiram pontuações acima da média nacional.

Esta iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Geógrafos e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia teve como objetivo valorizar o conhecimento e os procedimentos geográficos, bem como, o reconhecimento sociofuncional desta disciplina.