O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo numa sociedade em constante mudança. Em 2005 proclamou-se a sua comemoração em todo o mundo, na terceira quinta-feira do mês de novembro, celebrando-se este ano no dia 18.

“O Dia Mundial da Filosofia 2021 abre a discussão sobre as diferentes interações dos seres humanos com o seu ambiente social, cultural, geográfico e político, com o objetivo subjacente de compreender melhor a contribuição da Filosofia nas sociedades contemporâneas e nos desafios que enfrentam, nomeadamente a pandemia em particular. A Filosofia, e mais ainda a Filosofia Intercultural, preocupa-se com o contexto e, portanto, na sua essência, preocupa-se com a transformação da sociedade”. (Organização das Nações Unidas)

Na ESAP, assinalou-se o dia com uma exposição de cartazes elaborados pelos alunos, alusivos à história do pensamento Ocidental, procurando sensibilizar a comunidade para a importância da Filosofia, bem como despertar o gosto pelo filosofar.