Realizou-se, na Escola Secundária Adolfo Portela, no dia 18 de janeiro de 2022, uma palestra subordinada ao tema “A UE como ator de segurança: novos desafios, velhos problemas”, promovida pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no âmbito do programa “CES Vai à Escola”.

A sessão foi dinamizada pela Doutora Maria Raquel Freire, professora da Universidade de Coimbra, dirigida aos alunos do 10ºE, 11ºE e 11ºF do Curso de Ciências Socioeconómicas, no âmbito da disciplina de Economia A, lecionada pelas docentes Jorgelina Arede e Irene Almeida.

A temática da UE enquanto ator de segurança está na ordem do dia, face aos inúmeros desafios que persistem, desde o terrorismo à violência armada nas fronteiras da União Europeia, até à atual pandemia e à forma como adiciona pressão à segurança da UE lida em termos amplos.

Neste contexto, esta iniciativa teve como objetivos contribuir para a disseminação do conhecimento nas áreas das ciências sociais, estimular o pensamento crítico, bem como para democratizar o acesso ao debate e à cultura científica dos jovens. Os alunos demonstraram apreço e interesse pela temática, participando ativamente no debate.