Pelo oitavo ano consecutivo, a ESAP foi apurada para a final nacional do concurso CanSat. A equipa, constituída pelos alunos Ivan Morais, Rodrigo Sobral, Gonçalo Cai Lin e Brenda Matos, e orientada pelo professor João Cera, estará presente na 9ª Edição do concurso CANSAT.

O CANSAT é um projeto educativo do ESERO que consiste na criação de um microssatélite com dimensões de uma lata de refrigerante, totalmente criado e projetado pelos alunos que integram este projeto espacial.

Este projeto desenvolve o espírito inovador e criativo, bem como outras experiências extremamente importantes para um futuro mercado de trabalho.

Todas as equipas participantes nesta competição têm de desenvolver também uma missão secundária inovadora e sem limites. A nossa equipa, constituída por alunos do ensino secundário, vai realizar uma missão secundária que terá como objetivo recriar o cenário de um possível transporte de organismos vivos para outros planetas através do estudo da divisão das células (mitose).

Assim, a Escola Secundária Adolfo Portela destaca-se nos projetos extracurriculares resultado de mais um apuramento para a final do CANSAT. Esta final realizar-se-á no início de maio e nós só temos a desejar um bom trabalho à equipa OSÍRIS e boa sorte aos nossos alunos!