No dia 27 de abril de 2021, os alunos participantes no Concurso «Missão 17» receberam os respetivos prémios numa breve cerimónia que contou com a presença do Diretor da Escola Adolfo Portela.
Este concurso teve como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, resolvendo, por exemplo, problemas escolares, sociais, ambientais, entre outros. Em síntese, aplicações que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.
Recordamos as 5 melhores ideias:
No dia 22 de abril, no Centro de Artes de Águeda – CAA, a nossa escola foi distinguida com o Selo «Escola Amiga da Criança». Esta é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. O Selo «Escola Amiga da Criança» visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuem para um desenvolvimento mais feliz das crianças e jovens no espaço escolar.
No ano letivo de 2019/2020, a ESAP participou nesta iniciativa com o projeto «Residência Artística - 8 em Casa». No início do ano, a turma do 8ºC e o Projeto Educativo do CAA deram início a um plano que aliava a exploração da prática artística com a urgência da reutilização de materiais. A residência artística, decorrente das disciplinas de Educação Visual e Educação Física, iria culminar na construção de uma instalação a partir de plástico reutilizado e no desenvolvimento de uma ‘performance’ que dialogasse com a obra. Entretanto, os tempos mudaram, mas a vontade de dar continuidade ao projeto permaneceu.
No âmbito do dia Internacional da Terra, celebrado no dia 22 de abril de 2021, milhares de educadores e estudantes de 77 países estão a reunir-se para participar na campanha “MyActionsMatter”. Esta campanha é projetada como uma jornada de 21 dias de “Ações Compassivas”, acolhidas na primeira plataforma do mundo que se foca em alcançar um impacto ecológico sustentável e positivo através da compaixão, estas ações inspirarão os participantes a viver e a agir de forma diferente, cristalizando intenções em ações concretas e novos padrões de comportamento pró-ecológico.
Cada uma das três semanas de campanha será dedicada a três objetivos globais:
Semana 1 – Proteger a Biodiversidade Global (mais informação aqui)
Semana 2 – Reduzir a Poluição Ambiental (mais informação aqui)
Semana 3 – Empoderar a Ação Climática (mais informação aqui)
O livro “Contos Vagabundos”, de Mário de Carvalho e vai para Jéssica Silva, aluna de Línguas e Humanidades do 11º E, que, desde setembro, mais livros requisitou na BEESAP.
No dia 23 de abril de 2021, Dia Mundial do Livro, a nossa biblioteca aproveitou para entregar, pelas mãos do senhor diretor, o prémio ao maior Leitor. Foi mais um momento especial acontecido na nossa biblioteca. Parabéns à Jéssica, em particular, e a todos os leitores, em geral. E a propósito de leituras, vale a pena “ouvir” as respostas da Jéssica a algumas questões que lhe colocámos…
O que é que ler significa para ti?
Para mim, ler significa entrar num novo mundo, um escape à realidade. Durante uma fase mais complicada da minha vida, os livros foram um refúgio para o que me estava a acontecer, e houve vezes que, passadas horas a percorrer cada página com a avidez de quem bebe água ao estar com sede, sentia-me como parte dos lugares onde se desenrolava a história, imaginava-me a conversar com as personagens.
Comemorou-se, a 15 de abril, o Dia Mundial das Artes, dia escolhido por ser a data de nascimento do génio Leonardo Da Vinci. Aproveitando esta simbólica efeméride, a Escola Adolfo Portela anunciou que passou a integrar a rede nacional de escolas aderentes ao Plano Nacional das Artes (PNA), cujo projeto está em preparação e será desenvolvido no próximo ano letivo de 2021-2022.
O Plano Nacional das Artes (PNA) foi desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação e tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende, ainda, incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes preexistentes.