Integrada na semana da Ciência e Tecnologia da Ciência Viva, a Escola Secundária Adolfo Portela realizou, no dia 27 de novembro, uma mostra de trabalhos onde os alunos dos cursos de Eletrónica, Automação e Computadores e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos mostraram o que de melhor se faz na área da Eletrónica, Automação, Robótica e Programação.

Além dos alunos da escola, esta mostra contou também com a visita dos alunos do curso de Manutenção Industrial da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV).

Com o entusiasmo e o encanto habituais, marcou-se encontro em mais uma edição do Chá com Letras para, sobremaneira, levar a cabo a 1ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL).

Os alunos do 3º ciclo que passaram à fase seguinte são: Afonso Filipe Cruz de Moura Portugal (7º D); Rodrigo da Silva Martins Sobral (8º B) e Rita de Oliveira Cortez (9º C); do Secundário, Adriana Henriques Simões e Ana Miguel da Silva Pereira (10º F).

“Histórias da Terra e do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen (3º Ciclo) e “Os da Minha Rua”, de Ondjaki (Secundário) foram os livros escolhidos.
Estão todos de parabéns, pela qualidade das prestações da leitura. Saiu, também, vencedora, a Leitura+ .

No dia 20 de novembro, uma equipa de técnicos do Ginásio Clube de Águeda (GICA) deslocou -se à Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) para realizar uma ação de promoção da modalidade de Basquetebol, dirigida a turmas do 7ºAno, com o objetivo de a nossa escola participar numa competição denominada NBA-JR.

Esta ação promocional foi dinamizada no âmbito do Desporto Escolar, cujo objetivo é realizar uma prospeção de atletas para o clube. De salientar que o GICA vai prestar o seu apoio à ESAP para formar uma equipa de atletas (masculino/feminino) de entre os alunos do 7ºAno.

Para mais informações, consultar o endereço https://www.facebook.com/JrNBAPortugal/.

Foi com grande carinho e orgulho que a ESAP recebeu Micaela Fernandes e Andreia Figueiredo, ex-alunas do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, agora a trabalhar na área, no passado dia 22 de novembro com o objetivo de divulgar junto das turmas do mesmo curso (12ºF e 11ºH), as treze áreas da medicina dentária, o mais importante no desempenho da sua profissão e pormenores que só a experiência revela.

Trouxeram ainda vários materiais específicos para os alunos observarem. Foi uma sessão esclarecedora e muito participada! Obrigada pelo vosso contributo e por regressarem à ESAP!

No dia 21 de novembro comemorámos na nossa escola o Dia Mundial da Filosofia.
A atividade Ideias & Natas, concretizada na tarefa- “Troca uma ideia por uma nata”, permitiu aos nossos alunos uma pequena reflexão sobre o tema-problema: “Devemos obedecer a Pais e Professores?”
Ficam pequenos excertos dos pensamentos dos nossos alunos:
"Pais e professores são essenciais no nosso desenvolvimento enquanto pessoas”;
"Pais e Professores exemplificam as virtudes para a construção das gerações futuras";
“Os professores passam uma boa parte das suas vidas connosco e por se dedicarem a dar-nos educação, o mínimo que podemos fazer é obedecer-lhes e respeitá-los”;

Realizou-se, no dia 14 de novembro, a primeira concentração de futsal do desporto escolar, no escalão de iniciados masculinos, série A, na Escola Secundária Adolfo Portela. Participaram nesta jornada a escola anfitriã, a ES de Anadia e a ES da Mealhada. A equipa da ES Adolfo Portela venceu a da Mealhada por 11-0 e perdeu com Anadia por 7-11, com o resultado a manter-se incerto até ao final. De salientar que a nossa equipa jogou com 7 infantis, dos 14 convocados, ou seja, alunos 2 anos mais novos do que a generalidade das outras equipas, estando desta forma a garantir o futuro deste grupo/equipa.

Parabéns a todos os envolvidos pela qualidade demonstrada em campo e pelo desportivismo e saber estar de todos os intervenientes. Viva o desporto escolar!

 

No dia 11 de novembro, aniversário da escola, os alunos do clube de Boccia e os alunos da CERCIAG, fizeram um Encontro/Convívio onde mostraram as suas capacidades nesta modalidade. Tiveram ainda a presença dos alunos do 12ºA e 12ºD, inscritos na disciplina de Psicologia, para além de experimentarem o jogo, estes alunos testemunharam/observaram as emoções dos alunos com deficiência na competição.

Foi num ambiente muito saudável e de grande harmonia que se desenrolou esta atividade. No final, os alunos de Boccia, ofereceram a todos os participantes um “cartucho” de Castanhas assadas, comemorando o dia de São Martinho. 

No passado dia 7 de novembro, os alunos do 12ºE participaram numa visita de estudo, acompanhados pelos professores Paulo Faustino, João Cera e Rui Marques, às instalações da FUNFRAP - FUNDIÇÃO PORTUGUESA, S.A., AVEIRO, empresa que se dedica à fundição e maquinação de peças em ferro fundido lamelar e nodular para a indústria automóvel.

Os alunos dos cursos de EAC e GPSI tiveram a oportunidade de efetuar uma visitada guiada, vendo a fábrica em plena laboração. A FUNFRAP destaca-se pela sua segurança, por ser uma grande empresa empregadora e por ser muito moderna tecnologicamente, pois é a fundição portuguesa mais robotizada. Os professores envolvidos e os alunos gostaram, tendo sido uma visita de fundamental interesse para os alunos de eletrónica e de programação.

Quando a poesia é límpida, transparente, profunda, lúcida e leve, é tão fácil viajar nela serenamente, entrar nos poemas, morar nas palavras, como quem está deitado na areia morna, à beira-mar, ao pôr do sol das distâncias…

Foi assim, a 6 de novembro de 2019, na Escola Adolfo Portela!

A noite vestiu-se de sabor (A)mar!

O dizer poético foi feito numa caminhada a várias vozes, um pé na dança, outro nos acordes, as mãos na pintura, tudo na poesia! A renascer Sophia!

Pág. 1 de 26

   
ERASMUS +   Selo Escola Saudável
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
PROGRAMA QUALIFICA
Mais Qualificação, Melhor emprego.
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top