moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

No dia 17 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Filosofia. Na atual conjuntura social, económica e política torna-se premente o olhar crítico e a difusão dos valores humanistas, tão necessários na construção da paz e salvaguarda dos direitos humanos fundamentais. Neste sentido, os alunos foram sensibilizados para a necessidade de questionar e de refletir sobre as diversas problemáticas que assolam o contexto mundial. Nas turmas C, E e F do 10º ano, elaboraram-se cartazes que mostram a atualidade da tradição filosófica e a importância, cada vez maior, dos filósofos nos dias de hoje.

No passado dia dez de novembro, decorreu uma palestra na nossa escola para assinalar o Armistício ocorrido no dia onze de novembro de 1918, o qual colocaria um fim à Primeira Guerra Mundial ou também chamada Grande Guerra. Neste sentido, a nossa escola recebeu a investigadora Maria Clara Paiva Vide Marques, licenciada em Ciências Históricas e pós-graduada em Museologia e em História Contemporânea. Autora de vários livros e artigos na área da história local, da história de arte e do património e ainda na conceção de projetos museológicos, nos últimos anos dedicou-se a investigar os militares portugueses da região de Aveiro que participaram na Grande Guerra, nomeadamente na Batalha de La Lys.

Esta notícia é para ti! Sim, para ti!
Tu que fazes parte da família ESAP, e frequentas o 11º, ou o 12º ano, e és altruísta!
O programa de mentoria da tua Escola, PIC.me – Potenciar, Integrar, Colaborar, pretende encorajar, não só as relações interpessoais, mas também a cooperação entre alunos Mentores e Mentorandos, para melhorar os relacionamentos e o sucesso académico.
O grande objetivo é aproximar os alunos com algumas dificuldades no desenvolvimento das aprendizagens e/ou na integração escolar – os Mentorandos – de outros alunos, do 11º e 12º anos de escolaridade – os Mentores, sendo esta aproximação alicerçada numa estrutura de tutoria por pares, supervisionada por um Professor Tutor.
O Programa PIC.me - Potenciar, Integrar, Colaborar está disponível aqui.
Se te disponibilizares para apoiar, partilhar os teus conhecimentos e experiências, poderás ser um Mentor!
A tua inscrição deverá ser feita até ao dia 15 de outubro, mediante o preenchimento de um formulário disponível aqui.
Cá te esperamos!

No passado dia 16 de setembro de 2022, foi ainda mais especial e divertido regressar à Escola. Um grupo de alunos que beneficia de Medidas Educativas de Apoio à Educação Inclusiva, da Escola Secundária Adolfo Portela, deslocou-se à Praça 1º de Maio para participar em atividades promovidas pela CERCIAG. Todas estas atividades foram do agrado dos nossos alunos, destacando-se algumas de que mais gostaram, tais como: a escalada, os insufláveis, os aparelhos de ginástica, pedalar nos Karts e passear de Gaivota no rio.

Um pequeno grupo teve ainda a oportunidade de ouvir a história “Artur e Clementina”, duas tartarugas que falaram sobre a importância da verdadeira amizade, e de assistir a uma demonstração de cães-polícia promovida pela PSP.

A 14ª Escola de Professores de Física em Língua Portuguesa no CERN, que decorreu de 4 a 9 de setembro, contou este ano com a participação da professora de Física e Química da ESAP, Fátima Teixeira. O CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) localizado em Genéve, Suiça, é o maior laboratório de física de partículas do mundo.

Durante uma semana, cerca de 48 professores provenientes de vários países de língua portuguesa, puderam visitar alguns centros de investigação, participar em palestras, seminários e ‘workshops’, usufruindo, assim, do privilégio de contactarem ‘in loco’ com a investigação de ponta que se faz na área da física das partículas, bem como com o ambiente científico internacional que se faz sentir em todo o campus do CERN.

A Escola Secundária Adolfo Portela foi reconhecida, no dia 25 de maio de 2022, pela Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), com a Distinção “Effective CAF User” que tem por objetivo avaliar o processo de autoavaliação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF - Common Assessment Framework), a implementação de melhorias e o nível de maturidade relativamente a oito Princípios de Excelência.

Trata-se de mais uma distinção conferida à Escola Adolfo Portela (a 6 de maio de 2021 já havia sido atribuído à ESAP o Selo EQAVET), com base no exercício de autoavaliação realizado e que envolveu elementos de toda a comunidade educativa: alunos, pais/encarregados de educação, parceiros e colaboradores (docentes e não docentes).

Este processo teve o seu início com a autoavaliação realizada no âmbito da Equipa de Autoavaliação da ESAP, seguida da aplicação dos Questionários CAF a toda a comunidade educativa da Escola, em junho de 2021, e culminou com a visita do Agente do Feedback Externo CAF, designado pela DGAEP, no dia 5 de maio, onde foram analisados, globalmente, os seguintes aspetos: qualidade do processo de autoavaliação; elaboração, comunicação e implementação do Plano de Ações de Melhoria; e Avaliação da extensão da Gestão da QualidadeTotal (Total Quality Management) da organização.

No dia 23 de maio, quatro alunos da Unidade de Autismo e seis alunos com Adaptações Curriculares Significativas da Escola Secundária Adolfo Portela foram navegar à vela na Ria de Aveiro com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro.

A atividade “Navegar na diversidade” teve caráter inclusivo e visou “promover a melhoria da qualidade de vida e integração das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente através de atividades náuticas de vela adaptada” (…) “tanto na vertente competitiva como na de recreio e lazer.” (Sporting Clube de Aveiro – Academia de Vela)

Os alunos participantes, bem como os acompanhantes, tiveram a oportunidade de experimentar a modalidade, individualmente ou em pares, e de desfrutar do encanto da Ria de Aveiro numa perspetiva singular.

Realizou-se na passada quarta-feira, dia 25 de maio a Fase Final de Ténis – Desporto Escolar na ESAP.
Mais uma vez, o Clube de Ténis de Águeda acolheu este evento proporcionando um dia soberbo aos nossos “atletas” num espaço incrivelmente fantástico para a prática do Ténis, sempre acompanhado pelo seu Técnico Professor Fernando Vilela.

Para além da presença de 7 alunos da ESAP, de referir a participação das outras escolas envolvidas, ou seja, Escola Secundária da Mealhada, Agrupamento de Escolas da Murtosa e Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.

Nunca é demais salientar o excelente desempenho e determinação de todos os participantes ao longo do torneio acrescido de um fantástico “fairplay”.

Nos dias 20 de abril (Aguiar da Beira) e 18 de maio (Marinha Grande), os alunos do grupo/equipa de Orientação, do clube de Desporto Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), participaram nas quatro etapas do circuito inter-regional da modalidade. Apesar de ser a primeira experiência neste desporto, é de realçar o excelente desempenho e resultados obtidos pelos alunos da ESAP, para além dos bons momentos de convívio com colegas de outras escolas.

Lugares de destaque para as alunas Francisca Marques (7ºE) e Gabriela Santos (7ºD) que alcançaram, respetivamente, o 2º e 3º lugar da classificação final no escalão de Infantis B. Também as alunas Mara Antunes e Mariana Brandão do 10ºF conseguiram, respetivamente, o 2º e 3º lugar da classificação final no escalão de Juvenis.

Parabéns a todos os alunos e alunas que ao longo do ano participaram com empenho e entusiasmo nos treinos e provas desta modalidade, deixando boas perspetivas para o próximo ano letivo.

Pág. 1 de 44

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal do Cartão Escola (SIGA)
Go to top