moodle  Office 365  GIAE  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

No dia 22 de junho, os alunos das turmas E e F, e no dia 23 de junho, os alunos da turma G, todas do 10º ano, da ESAP, foram realizar uma visita de estudo a Vila do Conde (Alfândega Régia e Nau Quinhentista) e ao Parque Natural do Litoral Norte (Praia da Apúlia e Esposende), cada turma no seu autocarro, por forma a responder às medidas Covid19.
Pela manhã, fomos visitar o edifício da Alfândega Régia - Museu de Construção Naval que fica situado no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, antigamente, laboraram os estaleiros navais vila-condenses. Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de Fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde.

No decorrer do século XX, o edifício entra em processo de degradação, e no ano de 2001, é totalmente reabilitada e convertida em espaço museológico. Este museu apresenta três espaços: a Navegação Portuguesa dos Descobrimentos, com particular incidência naquela que parte e chega a Vila do Conde; a história da Alfândega Régia e o seu funcionamento; e a história da Construção Naval de Vila do Conde.

No dia 14 de junho, os alunos do 11ºA e 11ºB da Escola Secundária Adolfo Portela realizaram uma visita de estudo ao Geopark de Arouca e ao Museu das Trilobites.

Nesta viagem os alunos aprenderam acerca do fenómeno das Pedras Parideiras, património internacional único e de grande interesse geológico. Percorrendo a Serra da Freita visitaram diversos geossítios enquanto apreciavam e aprendiam sobre esses locais e sobre as paisagens xistosas e graníticas com a ajuda de duas guias. Aprendendo sobre o passado da região de Canelas, também tiveram a oportunidade de conhecer o Museu das Trilobites, animais já extintos, muito antigos que habitavam nos oceanos e agora os seus fósseis habitam o museu.

Os alunos e professores envolvidos aprenderam que as Pedras Parideiras são rochas graníticas com nódulos biotíticos que devido a fenómenos de crioclastia e termoclastia se soltam da rocha e no núcleo desses nódulos existe quartzo, feldspato e mica branca. Nas paisagens graníticas foi possível observar caos de blocos, marmitas de gigante e pias; foram a um miradouro observar a Frecha da Mizarela, (uma queda de água de 60 metros de altura no rio Caima).

A nossa escola participou na 1ª edição das Olimpíadas de História da Associação de Professores de História (A.P.H.) no passado dia 20 de janeiro, mas apenas agora os alunos participantes receberam os Certificados de Participação. A atividade decorreu ‘online’ e simultaneamente com os alunos das escolas inscritas em todo o país, num total de participantes que ultrapassou as duas centenas.

Foram selecionados 10 alunos das 5 turmas do 9º ano para representarem a ESAP… e fizeram-no brilhantemente. Eis aqui os nossos “Olímpicos de História”: Afonso Correia e Martim Santos (9ºA); Carlota Martins e Rodrigo Sobral (9ºB); Beatriz Silva e Maria Vidal (9ºC); Diana Pinheiro e Martinho Silva (9ºD); Diana Gonçalves e Diogo Neves (9ºE).

A todos, os nossos parabéns pela sua prestação e, sobretudo, pela coragem de participarem numa iniciativa inédita a nível nacional. Com a sua participação, deram um extraordinário contributo para que a ESAP continue a ser a uma escola de vanguarda.

No dia 11 de junho, 6ªfeira, a Escola Secundária Adolfo Portela recebeu na sua Biblioteca, João Tomás, ex jogador do Benfica, Braga, Rio-Ave… e da Seleção Nacional de Futebol. Com uma carreira futebolística de sucesso, é também licenciado e mestre em Educação Física, pois nunca esqueceu o objetivo de uma formação académica, até porque entrou na universidade antes de ser jogador profissional, dando ainda mais valor a todo o seu percurso, tendo sido nomeado embaixador da Bairrada.

Após as boas vindas dadas pelo diretor da escola, João Tomás fez duas Sessões/Palestras, conversando com os alunos do 10ºA e do 10ºD, num ambiente de grande entusiasmo e curiosidade pelas experiências vividas por esta figura importante da região e do país. Alguns conselhos também foram dados aos jovens alunos que certamente procuram ter também sucesso nas suas vidas.

Os alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da turma do 10ºH, realizaram a apresentação de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Integração sobre a temática "Integração no Espaço Europeu".

A referida apresentação decorreu no Polivalente da Escola Secundária Adolfo Portela, no dia 14 de junho, tendo como público-alvo a comunidade escolar. Estes alunos demonstraram muito interesse e empenho na realização dos trabalhos, o que se evidenciou na partilha dos mesmos, especialmente por verem reconhecido o seu esforço e por se sentirem parte da família ESAP.

O produto material está exposto no Polivalente, onde os interessados poderão apreciá-lo.

Na passada sexta-feira, dia 4 de junho, demos por terminado o projeto "Literacia para a preservação das florestas" com uma saída de campo realizada no parque da Alta Vila. Estiveram envolvidas as turmas A e B do 7o ano da ESAP. Este projeto foi proposto pela Liga da Proteção da Natureza e dinamizado pelo Programa EcoEscolas.

O balanço foi bastante positivo, os alunos envolveram se com entusiasmo e muitos deles fizeram, com ajuda das famílias, comedouros e bebedouros para os insetos e aves do parque. Tiveram também oportunidade de descobrir as várias espécies de plantas, árvores, aves, entre outros, que habitam o parque e a importância de preservar este ecossistema para um futuro mais saudável.

Um bem-haja a todos os que contribuíram para o sucesso deste projeto.

Depois de mais de um ano sem poder usufruir de uma visita de estudo, foi no dia 25 de maio que partimos de Águeda rumo ao Douro, para visitar a Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, e fazer um passeio no rio, entre o Pinhão e a Régua.

O local da Fundação é o oásis que, na obra A Cidade e as Serras, permitiu comparar a vida tranquila dum pequeno lugarejo com a vida agitada de Paris.

Nesta visita, ficámos a conhecer a vida de Eça, incluindo como veio parar à Casa de Tormes, bem como esta passou a ser património cultural, perpetuando a memória deste autor realista. Criada pelos seus descendentes, a Fundação, na pessoa de uma das suas cicerones, proporcionou-nos, indubitavelmente, uma experiência bastante enriquecedora, que nos fez “aproximar” de um ícone que tanto marcou a literatura portuguesa, e ofereceu-nos, ainda, a contextualização necessária para iniciar outra tão conhecida obra deste célebre autor, Os Maias.

Talvez tenha sido ontem …
Que começámos, que acreditámos que o trilhar do caminho, juntos, criaria raízes e daria frutos, consolidando afetos, aproximando, comprometendo positivamente a leitura, a música, o teatro, a dança, o canto …
Talvez tenha sido ontem que, de tão distante, ainda nos lembramos do prazer dos festejos mensais num palco de frente a frente, franco, leal, onde, à volta das pequenas mesas altas, bebericávamos, também, o chá.
Talvez tenha sido ontem que sorríamos, gargalhávamos, abraçávamos, em fraterno convívio intergeracional onde cada um tão menino e o outro, adulto já sabido entrelaçávamos, também, improvisos e alegrias.

Durante a semana de 10 a 14 de maio, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com o Clube da Europa da nossa escola, organizou um conjunto de atividades que envolveu alunos dos ensinos básico e secundário, tendo como ponto de partida o Dia da Europa assinalado no dia 9 de maio.

A ESAP participou com trabalhos de alunos no IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento promovido pela Câmara Municipal de Águeda. Esses trabalhos estão expostos durante o mês de maio na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, mas também na nossa escola com uma dupla exposição no pavilhão polivalente: “Mapas Mentais”, representações do continente europeu realizadas por alunos do ensino básico com base na sua memória visual dos contornos da Europa e “Dia da Europa”, com trabalhos do ensino básico e secundário sobre a origem mitológica da palavra “Europa”, as instituições e a construção da União Europeia.

Pág. 3 de 37

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top