moodle  Office 365  GIAE  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

Na sexta-feira, 7 de maio, forma entregues mais 14 caixas de 3 Kg cada de rolhas de cortiça, na loja do Continente de Águeda, num total de 9324 rolhas. Esta ação integra-se no projeto Green Cork, dinamizado pela Quercus, que, ao vender as rolhas recolhidas, consegue financiar o projeto «Floresta Comum» (também da Quercus), que tem por objetivo a plantação de árvores autóctones.

No cumprimento do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) subordinado ao tema «Planta uma árvore, planta o futuro», em desenvolvimento nas turmas do 7º ano de escolaridade, envolvendo praticamente todas as disciplinas do Currículo, o programa «EcoEscolas, o Projeto eTwinning das Línguas Estrangeiras, surgiu a ideia da adesão a este Projeto «Green Cork», com o objetivo de realizar a recolha de rolhas de cortiça.

A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro, pelo que apelamos aos alunos que nos ajudem a continuar a recolha de rolhas para um planeta mais sustentável.

A Equipa de Autoavaliação da ESAP elaborou um questionário com o objetivo de medir a perceção dos nossos alunos relativamente ao Ensino Não Presencial. Após o encerramento das escolas a 22 de janeiro de 2021, os alunos tiveram uma pausa letiva de onze dias úteis (até 5 de fevereiro). O ensino à distância teve início a 8 de fevereiro e estendeu-se por sete semanas no ensino básico e por nove semanas no ensino secundário.

O questionário esteve disponível para resposta entre 14 e 21 de março de 2021, ou seja, ao fim de 4 semanas de Ensino à Distância e responderam 606 dos 1000 alunos da escola (42 turmas), correspondendo a 61%, distribuídos quanto ao ciclo de ensino e género, da seguinte forma: 49% do ensino básico, cerca de 39% do Ensino Secundário Regular e 12% do Ensino Profissional. Por fim, 53% dos alunos que responderam pertencem ao género feminino, 47% do género masculino (Dados que constam do relatório que pode ser consultado aqui).

Divulgámos amplamente o alargamento dos Espaços desportivos da Escola Adolfo Portela (ESAP), no segundo confinamento, designadamente com a inauguração do circuito de Minigolfe.

A este propósito, a ÁguedaTV realizou uma reportagem em que dá a conhecer este e outros espaços desportivos de que dispõem os alunos da ESAP para a prática desportiva.

Pode aceder à reportagem, através desta ligação.

No dia 27 de abril de 2021, os alunos participantes no Concurso «Missão 17» receberam os respetivos prémios numa breve cerimónia que contou com a presença do Diretor da Escola Adolfo Portela.

Este concurso teve como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, resolvendo, por exemplo, problemas escolares, sociais, ambientais, entre outros. Em síntese, aplicações que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.

Recordamos as 5 melhores ideias:

No dia 22 de abril, no Centro de Artes de Águeda – CAA, a nossa escola foi distinguida com o Selo «Escola Amiga da Criança». Esta é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. O Selo «Escola Amiga da Criança» visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuem para um desenvolvimento mais feliz das crianças e jovens no espaço escolar.

No ano letivo de 2019/2020, a ESAP participou nesta iniciativa com o projeto «Residência Artística - 8 em Casa». No início do ano, a turma do 8ºC e o Projeto Educativo do CAA deram início a um plano que aliava a exploração da prática artística com a urgência da reutilização de materiais. A residência artística, decorrente das disciplinas de Educação Visual e Educação Física, iria culminar na construção de uma instalação a partir de plástico reutilizado e no desenvolvimento de uma ‘performance’ que dialogasse com a obra. Entretanto, os tempos mudaram, mas a vontade de dar continuidade ao projeto permaneceu.

No âmbito do dia Internacional da Terra, celebrado no dia 22 de abril de 2021, milhares de educadores e estudantes de 77 países estão a reunir-se para participar na campanha “MyActionsMatter”. Esta campanha é projetada como uma jornada de 21 dias de “Ações Compassivas”, acolhidas na primeira plataforma do mundo que se foca em alcançar um impacto ecológico sustentável e positivo através da compaixão, estas ações inspirarão os participantes a viver e a agir de forma diferente, cristalizando intenções em ações concretas e novos padrões de comportamento pró-ecológico.

Cada uma das três semanas de campanha será dedicada a três objetivos globais:

Semana 1 – Proteger a Biodiversidade Global (mais informação aqui)
Semana 2 – Reduzir a Poluição Ambiental (mais informação aqui)
Semana 3 – Empoderar a Ação Climática (mais informação aqui)

O livro “Contos Vagabundos”, de Mário de Carvalho e vai para Jéssica Silva, aluna de Línguas e Humanidades do 11º E, que, desde setembro, mais livros requisitou na BEESAP.

No dia 23 de abril de 2021, Dia Mundial do Livro, a nossa biblioteca aproveitou para entregar, pelas mãos do senhor diretor, o prémio ao maior Leitor. Foi mais um momento especial acontecido na nossa biblioteca. Parabéns à Jéssica, em particular, e a todos os leitores, em geral. E a propósito de leituras, vale a pena “ouvir” as respostas da Jéssica a algumas questões que lhe colocámos…

O que é que ler significa para ti?

Para mim, ler significa entrar num novo mundo, um escape à realidade. Durante uma fase mais complicada da minha vida, os livros foram um refúgio para o que me estava a acontecer, e houve vezes que, passadas horas a percorrer cada página com a avidez de quem bebe água ao estar com sede, sentia-me como parte dos lugares onde se desenrolava a história, imaginava-me a conversar com as personagens.

Comemorou-se, a 15 de abril, o Dia Mundial das Artes, dia escolhido por ser a data de nascimento do génio Leonardo Da Vinci. Aproveitando esta simbólica efeméride, a Escola Adolfo Portela anunciou que passou a integrar a rede nacional de escolas aderentes ao Plano Nacional das Artes (PNA), cujo projeto está em preparação e será desenvolvido no próximo ano letivo de 2021-2022.

O Plano Nacional das Artes (PNA) foi desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação e tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende, ainda, incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes preexistentes.

O envolvimento afetivo e cultural que prima pela longevidade presencial e, mais recentemente, através da Sala Zoom, marcou presença em mais um Chá com Letras nesta 6ª feira, dia 16. A música e o canto, as palavras ditas, faladas e refletidas vincaram o encontro deste mês de abril, subjacente ao tema: Liberdade Sempre, opressão jamais! Foi linda, a festa!

O próximo encontro está, já, agendado para o dia 21 de maio. Até lá.

Pág. 4 de 37

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top