Tendo como grande amigo o sol, neste dia 23 de fevereiro, cumpriu-se a 2ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) pelo que vamos dar, já, os parabéns, ao nosso aluno Rodrigo Sobral, o qual arrecadou o 1º lugar do 3º Ciclo tendo passado, por isso, à 3ª e última fase do Concurso, que irá ter lugar, no dia 4 de maio, na cidade de Aveiro.

A ESAP felicita todos os alunos que ficaram em 1º lugar, bem como todos os alunos e professores envolvidos, os quais permitiram a realização de mais este evento, em que a Leitura foi “rainha”.

Na sequência da produção e ilustração de um poema que integra um postal evocativo do “Centenário do Combate das Barreiras, Águeda – 1919-2019”, no dia 16 de fevereiro, na sede da Anata – Associação dos Amigos e Naturais de Águeda, teve lugar a entrega dos diplomas a que se somou a oferta de um livro, aos alunos do 7º E, da ESAP, e aos de Artes, do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, com sede na Marques de Castilho, no âmbito do trabalho colaborativo de ambas as bibliotecas.

Os alunos do 7º E produziram um poema coletivo, coordenados pela professora de História e bibliotecária, Helena Pires, e os de Águeda Sul, ilustraram o poema, coordenados pelo professor Carlos.
Da produção do poema coletivo saíram, todos, vencedores.
A vencedora da ilustração foi Sara Araújo.

Na cerimónia, os alunos da ESAP estiveram representados pela Beatriz Marques e pelo Miguel Alegre.

E, como não podia deixar de ser, aqui fica o poema:

Decorreu de 11 a 17 de fevereiro, na Escola Adolfo Portela, o quarto encontro de intercâmbio de estudantes provenientes de escolas de Itália, Polónia, Eslováquia, Lituânia e Portugal. Este intercâmbio realiza-se no âmbito do programa «Erasmus +» e é subordinado ao tema “Estilo de vida saudável e hábitos alimentares pouco saudáveis em adolescentes”.

Este encontro teve o seu início, precisamente, com uma conferência intitulada “Gaming addiction”, onde se apresentaram as consequências do vício dos jogos digitais e formas de o prevenir. Seguiu-se um momento de acolhimentos dos professores e alunos envolvidos no projeto, na Biblioteca Escolar, que incluiu uma mensagem de boas vindas, pelo diretor da ESAP, momentos musicais e apresentações pelas respetivas escolas.

No dia 13 de fevereiro, três ex-alunos da ESAP voltaram à Escola para divulgar os cursos das instituições de ensino superior que estão a frequentar.

Em primeiro lugar, Filipe Geraldo apresentou o Instituto Superior Técnico, designadamente o Curso de Engenharia Eletrotécnica que está a frequentar. Depois, João Amaro deu a conhecer a Academia Militar, com especial destaque para o curso de Ciências Militares, que frequenta. Finalmente, Beatriz Lemos apresentou a Universidade de Aveiro, falando do curso Ciências Biomédicas, onde está no 2º ano.

Para partilhar as suas vivências com os alunos do 12ºH e 11ºF (Curso Técnico Auxiliar de Saúde), vieram à escola, no passado dia 12 de fevereiro, cinco alunos do 3º ano do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu, uma delas ex-aluna da Escola Adolfo Portela, onde frequentou o Curso de Auxiliar de Saúde. Os alunos puderam ouvir as experiências de quem pela primeira vez contactou com utentes com problemas de saúde mental, falar de estratégias para lidar com situações de violência, estratégias comunicacionais e perceber o dia a dia de um técnico de saúde que trabalha nesta área.

O percurso académico destes alunos, em especial o da ex-aluna da escola, foi também amplamente questionado pelos alunos do curso profissional. O exemplo do seu percurso escolar será, com certeza, fonte de inspiração para os atuais e futuros alunos desta área. O nosso obrigado a todos, em especial à Rita Ângera, pela sua disponibilidade e simpatia.

No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 8º e 9º anos realizaram uma instalação dedicada ao dia dos Namorados (14 de fevereiro), que está patente no Polivalente da nossa Escola.

Esta instalação foi elaborada usando técnicas mistas (designadamente tapeçaria, recorte e colagem).

Tiveram início, a 2 de fevereiro, no âmbito do projeto «Secundário Superior», os Cursos de “Práticas Laboratoriais de Biologia”, que visa proporcionar aos alunos de Biologia e Geologia a oportunidade de realizarem trabalho experimental que complemente as aprendizagens obtidas nas aulas, e o de “Mitos e raízes greco-latinas”, que proporciona aos alunos a oportunidade de aumentarem a capacidade expressiva e a precisão no uso de vocabulário especializado, mediante o conhecimento das etimologias e de reconhecerem afixos e radicais do vocabulário técnico-científico, compreendendo o seu significado.

Ambos os cursos têm previstas cinco sessões de noventa minutos cada, envolvem alunos do ensino secundário e procuram ser um complemento à formação ministrada em sala de aula nas disciplinas de Português e Biologia/Geologia.

«La Chandeleur avant l'heure» foi o doce pretexto para mais uma participação intercultural com os voluntários dos Projeto Águeda Volunteering Land.

A tradição do dia 2 de fevereiro quer que se façam saltar os crêpes dourados e redondos a simbolizar o sol para festejar os dias maiores.

Quando estes oito jovens vêm partilhar as suas experiências, falar da sua gastronomia e falar com os nossos alunos, com humor e boa disposição, deixa de ser apenas o festejo de uma tradição francesa e passa a ser um diálogo de culturas, que tanto nos enriquece.

No dia 30 de Janeiro, decorreu na Quinta do Ega a realização do Corta Mato escolar (fase distrital). Nesta participação conjunta estiveram presentes escolas do distrito de Aveiro.

A Escola Secundária Adolfo Portela obteve quatro medalhas, 1º e 3º lugar, na prova adaptada para alunos ao abrigo do decreto para a Inclusão, nos géneros masculinos e femininos, pelos alunos Paulo Gonçalves, César Almeida, Ana Carolina e Verónica.

Pág. 5 de 23

   
ERASMUS +   Selo Escola Saudável
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
PROGRAMA QUALIFICA
Mais Qualificação, Melhor emprego.
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top