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Decorreram nos dias 17 e 25 de fevereiro, nove sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a temática da violência nas relações de namoro e de intimidade, dirigidas a todas as turmas do 10.º ano de escolaridade, previstas no Projeto de Educação Sexual da ESAP, para o presente ano letivo.

As ações foram dinamizadas por elementos da Escola Segura, do Destacamento Territorial de Águeda da GNR e tiveram como principais objetivos alertar os alunos para possível ocorrência de comportamentos abusivos no contexto de uma relação de intimidade, promover a identificação precoce de indícios de violência e desenvolver mecanismos de defesa face aos fenómenos violentos.

Previstas no Projeto de Educação Sexual da ESAP para o presente ano letivo, realizaram-se entre os dias 17 de janeiro e 4 de março, sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a Prevenção dos Maus-Tratos e das Aproximações Abusivas, dirigidas a todas as turmas do Ensino Básico, enfatizando a relevância da educação sexual em contexto escolar, como a mais importante forma de prevenção de problemas ligados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, privilegiando a sua orientação para a ética e para os valores humanos.

Estas ações foram dinamizadas pela Assistente Social da Escola, Dr.ª Romina Simões e pelo Psicólogo do SPO, Dr. Paulo Batista e saldaram-se por um excelente nível global de participação e envolvimento dos alunos.

No âmbito do Plano de Ações de Melhoria 2021-2022 e concretizando o desenvolvimento das Ações de Melhoria (AM) 2, «Melhorar a orientação profissional dos alunos», e 4, «Reforçar o envolvimento dos pais/EE e alunos, divulgamos dois documentos fundamentais. Por um lado, o «Plano de orientação vocacional e profissional», para desenvolvimento da AM2, e a «Estratégia para a participação ativa da comunidade educativa», para a concretização da AM4.

Estas ações resultam do Relatório de Autoavaliação CAF Educação, apresentado à Escola no início do ano letivo, e visam uma melhoria contínua do serviço educativo prestado pela Escola Adolfo Portela.

A prova do CIL, fase municipal, decorreu no sábado, dia 12 de fevereiro, no Centro de Artes de Águeda. Os nossos talentosos alunos prestaram provas com a leitura de excertos das obras selecionadas, perante o júri e o público composto de familiares e professores, que ali foram prestar o seu apoio e partilhar o momento. Aconteceram deliciosas e ternurentas leituras em que Zezé partilhou o seu mundo com o Pé de Laranja Lima, sob o olhar benevolente de Godóia, num texto autobiográfico de José Mauro de Vasconcelos. No secundário, as leituras assinalaram o centenário do escritor, Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com um “subversivo” episódio de A Viagem do Elefante. E foi precisamente no secundário que os alunos Beatriz Santos (11ºB) e Manuel Rés (11ºB) obtiveram honrosos 2º e 3º lugares na sua categoria.

Recordamos a lista dos alunos participantes da Escola Adolfo Portela:

Nos dias 11 e 14 de fevereiro, decorreram no auditório da ESAP, seis palestras subordinadas ao tema genérico da violência nas relações de intimidade, dirigidas a todas as turmas do 11.º ano de escolaridade.

Estas ações, inseridas no Projeto de Educação Sexual da Escola, foram dinamizadas por duas psicólogas da Cruz Vermelha Portuguesa, da Delegação de Águeda, em articulação com a equipa responsável pelo referido projeto, procurando sensibilizar a população-alvo para a existência de comportamentos abusivos no seio das relações de proximidade, sua identificação e erradicação, a par da promoção de estilos relacionais saudáveis e positivos.

Pelo oitavo ano consecutivo, a ESAP foi apurada para a final nacional do concurso CanSat. A equipa, constituída pelos alunos Ivan Morais, Rodrigo Sobral, Gonçalo Cai Lin e Brenda Matos, e orientada pelo professor João Cera, estará presente na 9ª Edição do concurso CANSAT.

O CANSAT é um projeto educativo do ESERO que consiste na criação de um microssatélite com dimensões de uma lata de refrigerante, totalmente criado e projetado pelos alunos que integram este projeto espacial.

Este projeto desenvolve o espírito inovador e criativo, bem como outras experiências extremamente importantes para um futuro mercado de trabalho.

No dia 8 de Fevereiro, assinalámos, na Escola Adolfo Portela, o nosso envolvimento no Programa EcoEscolas, com o hastear da Bandeira Verde que nos foi atribuída por termos conseguido concretizar todos os objetivos exigidos e a que nos propusemos, em 2020-2021, com a ajuda de todos os intervenientes da comunidade educativa. Seguidamente, fizemos a sensibilização, junto dos alunos, para o bom uso do compostor (transforma matéria orgânica em fertilizante natural) colocado na nossa escola e que nos foi cedido pela Câmara Municipal de Águeda, que será de grande utilidade para usarmos na nossa mini-horta biológica a ser cultivada no futuro jardim/espaço zen. Congratulamo-nos, também, por termos recebido o prémio da campanha «#MyActionMatter» integrada no projeto “Global Action Days”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Para dar continuidade a este programa na escola, no sentido de continuarmos a ser certificados com o título de «Escola EcoEscolas», este ano letivo propomo-nos desenvolver os seguintes projetos: «Alimentação saudável e sustentável»; «Onde está o ecolápis»; «Horta biológica»; «Geração depositrão» e «Roupas usadas», bem como continuar com as brigadas da energia, construção do Ecoposter e realizar os Conselhos EcoEscolas. Fazemos desde já o apelo à participação de todos, nestes projetos, nomeadamente os que se encontram já em vigor como é o caso do projeto «Geração depositrão», cujo contentor verde se encontra junto ao portão lateral da escola e onde podem ser depositados todos os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) a fim de serem encaminhados para reciclagem por empresa competente. A nossa escola também tem sido premiada por esta iniciativa.

O Curso avançado «Genética das populações humanas» está a decorrer na Escola Adolfo Portela, desde o dia 28 de janeiro até 18 de março. Este curso, ministrado pelos Professores Manuela Alvarez e Licínio Manco da Universidade de Coimbra, está a ser frequentado por alunos de Ciências e Tecnologias.

Este Curso Avançado resulta da parceria da Escola Adolfo Portela com o Instituto de Educação e Cidadania e nas 8 sessões de duração do Curso procurará responder a questões como «Será bom ou mau para a saúde comer ácidos nucleicos, ADN e ARN? Como se estudam os genes no laboratório? Quais as aplicações da Genética das Populações Humanas à Ciência e Sociedade? Qual a relação entre Ecologia e Genética?».

Com o objetivo constante de reduzir os consumos de energia elétrica e diminuir a Pegada Ecológica, os alunos do 11º I1, do Curso de Eletrónica, Automação e Computadores têm-se empenhado com dedicação na substituição dos sistemas de iluminação com lâmpadas fluorescentes por sistemas de iluminação com lâmpadas LED.

Este projeto visa possibilitar aos alunos uma componente mais prática em conteúdos que foram lecionados online em períodos de confinamento.

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