“O que é o amor”, de José Jorge Letria e o novo livro da autora Maria Helena Pires – “Manuel Alegre, artista de sonhos” deram o mote para mais um Chá com Letras onde, como habitualmente, a leitura, o canto, a música, a conversa à volta de livros e a boa disposição foram protagonistas. E, pela segunda vez, em janeiro, também a aletria marcou presença, de forma airosa e descontraída, enfeitada ao seu jeito, com pozinhos de canela, numa marca muito própria, de caráter intemporal.

E pronto, o próximo encontro está, já, agendado para o próximo dia 22 de fevereiro. Até lá.

Decorreu, no dia 16 de janeiro, a primeira concentração de Natação, no âmbito do Desporto Escolar nas Piscinas Municipais da Mealhada.

O Grupo equipa da Escola Secundária Adolfo Portela obteve bons resultados, que se devem, sobretudo, ao esforço e empenho dos nossos atletas, bem como ao trabalho de cooperação que existe entre o Clube Algés XXI e a ESAP.

No âmbito do projeto «Grupos para o sucesso» (GPS), resultante da candidatura ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), decorreram, nos dias 10, 11, 14, 15 e 21 de janeiro, momentos de balanço dos resultados obtidos no primeiro período pelas turmas do 7º ano, que foram, ao mesmo tempo, momentos de confraternização entre alunos pais /encarregados de educação e professores.

Assim, ao fim da tarde, pela hora de jantar, o diretor da escola, o diretor de turma e professores do conselho de turma reuniram-se, no refeitório, com os alunos, pais e outros familiares. Para além da refeição em comum, foi uma oportunidade para o diretor falar com cada aluno e respetivos pais/encarregados de educação para analisar os resultados escolares obtidos no primeiro período e (re)definir objetivos a atingir ao longo do ano letivo.

Iniciou-se no dia 18 de janeiro, na Escola Secundária Adolfo Portela, o curso de Biologia Funcional, no âmbito do projeto «+Ciência», uma proposta de formação complementar para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Encontram-se a frequentar este curso 12 alunos do 9º ano que, ao longo das 10 sessões, irão aprofundar os seus conhecimentos relativamente a temas abordados em aula.

Uma das participantes no Curso, Beatriz Gouveia (9ºE), referiu: «Decidi participar neste curso para poder ampliar os meus conhecimentos nesta área e também relembrar temas de que já tinha falado em anos anteriores nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química. Achei esta experiência muito interessante por ser tudo tão específico e mais prático que numa aula normal. Apesar de ainda só ter tido uma sessão, sinto que já aprofundei as minhas capacidades e o meu conhecimento dentro de um laboratório».

A aguedense Carla Tavares, deputada da Assembleia da República, esteve na segunda-feira, 14 de janeiro, na Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), no âmbito do programa «Parlamento dos Jovens», para apresentar uma palestra a alunos do Ensino Secundário.

A presença de Carla Tavares visou estimular nos alunos o gosto pela participação cívica e política dos jovens, promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, assim como sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos mais próximos da sua realidade, nomeadamente o poder autárquico.

No dia 16 de janeiro, procedeu-se à entrega de certificados de participação a todos os alunos do 8º ano que intervieram no concurso «Mesas de Natal», realizado no dia 12 de dezembro.

Foram entregues, também, os prémios às turmas vencedoras. Assim, o 8ºA recebeu o «Prémio Glamour»; o 8ºC o «Prémio Criatividade»; e o 8ºD o «Prémio Mensagem».

Recorde-se que este concurso, uma iniciativa da área disciplinar de Educação Visual, pretendeu organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares.

No âmbito da homenagem levada a cabo pela ANATA – Associação dos Naturais e Amigos de Águeda, realizada no dia 8 de dezembro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, ao professor Henrique Coelho, diretor da nossa Escola, os alunos do 7º E, coordenados pela sua professora de História/ bibliotecária, entenderam dever entrevistá-lo a esse propósito. Assim, colocaram-se na pele de jornalistas por uns minutos, tendo a conversa sido orientada neste sentido:

Alunos - Soubemos que foi, recentemente, homenageado pela Anata - Associação dos Naturais e Amigos de Águeda. Qual a razão dessa homenagem?

Diretor - A razão prende-se com o reconhecimento meritório do trabalho pelos aguedenses e, sobretudo, por quem experienciou vivências na Escola na qualidade de atuais e antigos alunos e pela projeção nacional, comprovada pelos resultados nos rankings dos exames nacionais e, ainda, pela boa prática que foi sendo desenvolvida ao longo do tempo, de requalificar e modernizar os espaços exteriores e interiores da Escola, sobretudo no que a salas de aula diz respeito, adaptando-os às exigências constantes das novas tecnologias, criando cada vez mais condições de trabalho e de estudo para a promoção da investigação e do conhecimento científicos, com reflexo evidente nas aprendizagens.

Realizou-se o corta-mato escolar, na Escola Adolfo Portela, no dia catorze de dezembro, que constituiu um momento de convívio através da prática de atividade física com os alunos fora do contexto de sala de aula.

O programa de atividades começou com uma aula de aeróbica, que serviu de aquecimento para as atividades seguintes, nomeadamente para a prova «Race of Joy» que consistiu em realizar uma volta à Escola a correr devagar, com o objetivo de todo o grupo chegar à meta.

Esta manhã desportiva culminou com as provas de corta-mato, envolvendo largo número de alunos.

No dia 12 de dezembro, teve lugar, no polivalente da Escola Adolfo Portela, o concurso «Mesas de Natal», uma iniciativa da área disciplinar de Educação Visual, para a comemoração da quadra natalícia.

Este concurso pretendeu organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares. Para além disso, pretendeu-se criar na escola espaços e tempos para que os alunos intervenham, livre e responsavelmente.

No concurso das Mesas de Natal, cada turma do 8º ano foi responsável pela organização de uma mesa, considerando a decoração alusiva à quadra, os pratos tradicionais (doces e salgados) e a ficha técnica, isto é, os pratos apresentados foram acompanhados de uma ficha onde constaram informações, como quem confecionou, região ou país de origem, ingredientes e a história familiar e/ou regional associada à confeção do prato.

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