Mais um tema, mais um conjunto de trabalhos estão patentes, no polivalente da Escola Secundária Adolfo Portela, realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual, cujo tema é «Carnaval de Veneza by ESAP»

O objetivo geral dos trabalhos realizados pelos alunos do oitavo ano de escolaridade é “dominar tipologias de representação bi e tridimensional” e, como objetivos específicos, “desenvolver ações orientadas para a representação bidimensional da forma, da dimensão e da posição dos objetos / imagem” e “desenvolver capacidades de representação gráfica que reproduzem a complexidade morfológica e estrutural do objeto”.

A exposição está patente nas semanas de 20 de fevereiro a 3 de março e proporciona-nos o contacto com criativas máscaras de carnaval.

Realizou-se, no dia 20 de fevereiro, a primeira concentração de Ténis, no âmbito do desporto escolar. 

Este torneio decorreu no Clube de Ténis de Águeda que, como tem sido habitual, acolheu este evento. Contou com a presença de quinze alunos da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), cinco do Agrupamento de Escolas da Mealhada, doze da Escola Básica 2,3 Valongo do Vouga e catorze da Escola Básica e Secundária de Anadia. 

Numa tarde que mais parecia primaveril, em que o sol brilhou durante todo o evento, assistiu-se a mais um bom momento de promoção desta modalidade, sendo de referir o excelente desempenho e determinação de todos os participantes.

Decorreu, no dia 9 de fevereiro, no auditório da Escola Adolfo Portela, uma conferência subordinada ao tema “Um caso de estudo de Paleopatologia”, proferida por Ricardo Gomes da Universidade de Concepción (Chile).

Nesta conferência, foi apresentado um caso particular de Paleopatologia humana, área de investigação que, atualmente, é considerada uma subdisciplina da Antropologia Biológica, que investiga evidências primárias, com ossos, e evidências secundárias, como representações iconográficas.

Refira-se que a Paleopatologia é, segundo a sua etimologia, o estudo (logos) das doenças (pathos) do passado (paleo), sendo que este vocábulo surgiu, pela primeira vez, em 1893, no título de uma publicação de R.W. Schufeldt.

Está a decorrer o Curso de iniciação à modelação e à impressão 3D, que teve o seu início na sexta-feira, 20 de janeiro, no âmbito das atividades do Clube de Automação e Robótica da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP).

Este curso tem a particularidade de estar a ser ministrado por alunos da ESAP que já frequentam o Clube de Robótica há mais tempo, nomeadamente pelos alunos Filipe Almeida (12ºA), que o frequenta desde a sua criação, e Alexandre Afonso (12ºB), e destina-se a todos os discentes que frequentam o referido Clube bem como a outros interessados nesta área.

Ao longo das sessões do curso, os alunos aprendem a modelar objetos 3D e a fazer impressões nas máquinas disponíveis, uma delas adquirida pela Escola.

Viveu-se, esta sexta-feira, três de fevereiro, mais um pequeno/grande momento na nossa biblioteca com a oferta de um exemplar das obras selecionadas, por parte do senhor diretor, a cada um dos alunos que integram a 2ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), de acordo com o escalão a que pertencem. E os alunos merecedores desse feito são a Carina Abrantes (8º A), Miguel Leal (7º C), Susana Botelho (8º C) e Raúl Oliveira (11º A).

As obras em causa são “O caderno vermelho da rapariga karateca”, de Ana Pessoa e “O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz, para o 3º Ciclo e Secundário, respetivamente.

A fase do concurso em questão será realizada no dia 18 de março, na Escola Secundária Marques de Castilho, com início pelas 14,30h. 

E pronto, resta-nos desejar uma ótima leitura aos concorrentes e que dela tirem o necessário proveito.

Está patente, no polivalente da Escola Secundária Adolfo Portela, uma exposição de trabalhos, realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual, subordinada ao tema “Bag Design”.

Os trabalhos, realizados pelos alunos do oitavo ano de escolaridade, têm como objetivo geral “reconhecer signos visuais, o poder das imagens e a imagem publicitária” e, como objetivos específicos, “identificar signos da comunicação visual quotidiana”, “demonstrar o poder das imagens que induzem a raciocínios de interpretação” e “ interpretar a importância da imagem publicitária no quotidiano”.

A exposição está patente na semana de 6 a 10 de fevereiro e proporciona-nos o contacto com um vasto leque de sacos criativos em torno do poder da imagem.

Mais de cem alunos do oitavo ano de escolaridade da Escola Secundária Adolfo Portela receberam os tablets, no dia 31 de janeiro, no âmbito do projeto da Câmara Municipal «Águeda Educação+».

Numa sessão que contou com a presença da vereadora da Educação, Elsa Corga, de um dos representantes do consórcio do projeto, Luís Duarte (Globaltronic), do diretor da ESAP, Henrique Coelho, dos diretores das turmas envolvidas e de outros professores, os pais e encarregados de educação dos alunos abrangidos ficaram a conhecer melhor o projeto e esclareceram dúvidas relacionadas com o uso dos tablets e com as responsabilidades inerentes à sua utilização.

Este projeto inicia-se, na ESAP, com os alunos das turmas do oitavo ano de escolaridade, envolvendo catorze docentes, os quais estão a receber formação que lhes possibilitará a concretização do “Águeda Educação+”.

Nestas andanças do «Chá e das Letras» continuámos, na sexta, 27 de janeiro, a cimentar, à volta da leitura, da expressão corporal e musical, da alegria e da boa disposição, um caminho intergeracional que nos aconchega, porque pleno de valores e de ‘quereres’ que nos enchem a alma.

E porque aquela menina, tão pequenina, quer ser bailarina e nós com ela … o próximo encontro é, já, a 24 de fevereiro.

Até lá.

A Escola Adolfo Portela recebeu o prémio de três projetos selecionados pela Fundação Ilídio Pinho numa cerimónia que decorreu na quarta-feira, 18 de janeiro, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Os três projetos distinguidos e que passaram à segunda fase para desenvolvimento são o «Heat-me» do 4º escalão (Ensino Básico), coordenado pelo professor Álvaro Folhas, e os «eChair» e «Contador de água», do 5º escalão (Ensino Secundário), ambos coordenados pelo professor Rui Marques.

Pág. 6 de 7

   
Exames Finais Nacionais
Acesso ao Ensino Superior
 
Orçamento Participativo das Escolas
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
PROGRAMA QUALIFICA
Mais Qualificação, Melhor emprego.
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top