moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

Depois de mais de um ano sem poder usufruir de uma visita de estudo, foi no dia 25 de maio que partimos de Águeda rumo ao Douro, para visitar a Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, e fazer um passeio no rio, entre o Pinhão e a Régua.

O local da Fundação é o oásis que, na obra A Cidade e as Serras, permitiu comparar a vida tranquila dum pequeno lugarejo com a vida agitada de Paris.

Nesta visita, ficámos a conhecer a vida de Eça, incluindo como veio parar à Casa de Tormes, bem como esta passou a ser património cultural, perpetuando a memória deste autor realista. Criada pelos seus descendentes, a Fundação, na pessoa de uma das suas cicerones, proporcionou-nos, indubitavelmente, uma experiência bastante enriquecedora, que nos fez “aproximar” de um ícone que tanto marcou a literatura portuguesa, e ofereceu-nos, ainda, a contextualização necessária para iniciar outra tão conhecida obra deste célebre autor, Os Maias.

Talvez tenha sido ontem …
Que começámos, que acreditámos que o trilhar do caminho, juntos, criaria raízes e daria frutos, consolidando afetos, aproximando, comprometendo positivamente a leitura, a música, o teatro, a dança, o canto …
Talvez tenha sido ontem que, de tão distante, ainda nos lembramos do prazer dos festejos mensais num palco de frente a frente, franco, leal, onde, à volta das pequenas mesas altas, bebericávamos, também, o chá.
Talvez tenha sido ontem que sorríamos, gargalhávamos, abraçávamos, em fraterno convívio intergeracional onde cada um tão menino e o outro, adulto já sabido entrelaçávamos, também, improvisos e alegrias.

Durante a semana de 10 a 14 de maio, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com o Clube da Europa da nossa escola, organizou um conjunto de atividades que envolveu alunos dos ensinos básico e secundário, tendo como ponto de partida o Dia da Europa assinalado no dia 9 de maio.

A ESAP participou com trabalhos de alunos no IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento promovido pela Câmara Municipal de Águeda. Esses trabalhos estão expostos durante o mês de maio na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, mas também na nossa escola com uma dupla exposição no pavilhão polivalente: “Mapas Mentais”, representações do continente europeu realizadas por alunos do ensino básico com base na sua memória visual dos contornos da Europa e “Dia da Europa”, com trabalhos do ensino básico e secundário sobre a origem mitológica da palavra “Europa”, as instituições e a construção da União Europeia.

Na sexta-feira, 7 de maio, forma entregues mais 14 caixas de 3 Kg cada de rolhas de cortiça, na loja do Continente de Águeda, num total de 9324 rolhas. Esta ação integra-se no projeto Green Cork, dinamizado pela Quercus, que, ao vender as rolhas recolhidas, consegue financiar o projeto «Floresta Comum» (também da Quercus), que tem por objetivo a plantação de árvores autóctones.

No cumprimento do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) subordinado ao tema «Planta uma árvore, planta o futuro», em desenvolvimento nas turmas do 7º ano de escolaridade, envolvendo praticamente todas as disciplinas do Currículo, o programa «EcoEscolas, o Projeto eTwinning das Línguas Estrangeiras, surgiu a ideia da adesão a este Projeto «Green Cork», com o objetivo de realizar a recolha de rolhas de cortiça.

A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro, pelo que apelamos aos alunos que nos ajudem a continuar a recolha de rolhas para um planeta mais sustentável.

A Equipa de Autoavaliação da ESAP elaborou um questionário com o objetivo de medir a perceção dos nossos alunos relativamente ao Ensino Não Presencial. Após o encerramento das escolas a 22 de janeiro de 2021, os alunos tiveram uma pausa letiva de onze dias úteis (até 5 de fevereiro). O ensino à distância teve início a 8 de fevereiro e estendeu-se por sete semanas no ensino básico e por nove semanas no ensino secundário.

O questionário esteve disponível para resposta entre 14 e 21 de março de 2021, ou seja, ao fim de 4 semanas de Ensino à Distância e responderam 606 dos 1000 alunos da escola (42 turmas), correspondendo a 61%, distribuídos quanto ao ciclo de ensino e género, da seguinte forma: 49% do ensino básico, cerca de 39% do Ensino Secundário Regular e 12% do Ensino Profissional. Por fim, 53% dos alunos que responderam pertencem ao género feminino, 47% do género masculino (Dados que constam do relatório que pode ser consultado aqui).

Divulgámos amplamente o alargamento dos Espaços desportivos da Escola Adolfo Portela (ESAP), no segundo confinamento, designadamente com a inauguração do circuito de Minigolfe.

A este propósito, a ÁguedaTV realizou uma reportagem em que dá a conhecer este e outros espaços desportivos de que dispõem os alunos da ESAP para a prática desportiva.

Pode aceder à reportagem, através desta ligação.

No dia 27 de abril de 2021, os alunos participantes no Concurso «Missão 17» receberam os respetivos prémios numa breve cerimónia que contou com a presença do Diretor da Escola Adolfo Portela.

Este concurso teve como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, resolvendo, por exemplo, problemas escolares, sociais, ambientais, entre outros. Em síntese, aplicações que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.

Recordamos as 5 melhores ideias:

No dia 22 de abril, no Centro de Artes de Águeda – CAA, a nossa escola foi distinguida com o Selo «Escola Amiga da Criança». Esta é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. O Selo «Escola Amiga da Criança» visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuem para um desenvolvimento mais feliz das crianças e jovens no espaço escolar.

No ano letivo de 2019/2020, a ESAP participou nesta iniciativa com o projeto «Residência Artística - 8 em Casa». No início do ano, a turma do 8ºC e o Projeto Educativo do CAA deram início a um plano que aliava a exploração da prática artística com a urgência da reutilização de materiais. A residência artística, decorrente das disciplinas de Educação Visual e Educação Física, iria culminar na construção de uma instalação a partir de plástico reutilizado e no desenvolvimento de uma ‘performance’ que dialogasse com a obra. Entretanto, os tempos mudaram, mas a vontade de dar continuidade ao projeto permaneceu.

No âmbito do dia Internacional da Terra, celebrado no dia 22 de abril de 2021, milhares de educadores e estudantes de 77 países estão a reunir-se para participar na campanha “MyActionsMatter”. Esta campanha é projetada como uma jornada de 21 dias de “Ações Compassivas”, acolhidas na primeira plataforma do mundo que se foca em alcançar um impacto ecológico sustentável e positivo através da compaixão, estas ações inspirarão os participantes a viver e a agir de forma diferente, cristalizando intenções em ações concretas e novos padrões de comportamento pró-ecológico.

Cada uma das três semanas de campanha será dedicada a três objetivos globais:

Semana 1 – Proteger a Biodiversidade Global (mais informação aqui)
Semana 2 – Reduzir a Poluição Ambiental (mais informação aqui)
Semana 3 – Empoderar a Ação Climática (mais informação aqui)

Pág. 10 de 44

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal do Cartão Escola (SIGA)
Go to top