moodle  Office 365  GIAE  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

Os alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da turma do 10ºH, realizaram a apresentação de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Integração sobre a temática "Integração no Espaço Europeu".

A referida apresentação decorreu no Polivalente da Escola Secundária Adolfo Portela, no dia 14 de junho, tendo como público-alvo a comunidade escolar. Estes alunos demonstraram muito interesse e empenho na realização dos trabalhos, o que se evidenciou na partilha dos mesmos, especialmente por verem reconhecido o seu esforço e por se sentirem parte da família ESAP.

O produto material está exposto no Polivalente, onde os interessados poderão apreciá-lo.

Na passada sexta-feira, dia 4 de junho, demos por terminado o projeto "Literacia para a preservação das florestas" com uma saída de campo realizada no parque da Alta Vila. Estiveram envolvidas as turmas A e B do 7o ano da ESAP. Este projeto foi proposto pela Liga da Proteção da Natureza e dinamizado pelo Programa EcoEscolas.

O balanço foi bastante positivo, os alunos envolveram se com entusiasmo e muitos deles fizeram, com ajuda das famílias, comedouros e bebedouros para os insetos e aves do parque. Tiveram também oportunidade de descobrir as várias espécies de plantas, árvores, aves, entre outros, que habitam o parque e a importância de preservar este ecossistema para um futuro mais saudável.

Um bem-haja a todos os que contribuíram para o sucesso deste projeto.

Depois de mais de um ano sem poder usufruir de uma visita de estudo, foi no dia 25 de maio que partimos de Águeda rumo ao Douro, para visitar a Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, e fazer um passeio no rio, entre o Pinhão e a Régua.

O local da Fundação é o oásis que, na obra A Cidade e as Serras, permitiu comparar a vida tranquila dum pequeno lugarejo com a vida agitada de Paris.

Nesta visita, ficámos a conhecer a vida de Eça, incluindo como veio parar à Casa de Tormes, bem como esta passou a ser património cultural, perpetuando a memória deste autor realista. Criada pelos seus descendentes, a Fundação, na pessoa de uma das suas cicerones, proporcionou-nos, indubitavelmente, uma experiência bastante enriquecedora, que nos fez “aproximar” de um ícone que tanto marcou a literatura portuguesa, e ofereceu-nos, ainda, a contextualização necessária para iniciar outra tão conhecida obra deste célebre autor, Os Maias.

Talvez tenha sido ontem …
Que começámos, que acreditámos que o trilhar do caminho, juntos, criaria raízes e daria frutos, consolidando afetos, aproximando, comprometendo positivamente a leitura, a música, o teatro, a dança, o canto …
Talvez tenha sido ontem que, de tão distante, ainda nos lembramos do prazer dos festejos mensais num palco de frente a frente, franco, leal, onde, à volta das pequenas mesas altas, bebericávamos, também, o chá.
Talvez tenha sido ontem que sorríamos, gargalhávamos, abraçávamos, em fraterno convívio intergeracional onde cada um tão menino e o outro, adulto já sabido entrelaçávamos, também, improvisos e alegrias.

Durante a semana de 10 a 14 de maio, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com o Clube da Europa da nossa escola, organizou um conjunto de atividades que envolveu alunos dos ensinos básico e secundário, tendo como ponto de partida o Dia da Europa assinalado no dia 9 de maio.

A ESAP participou com trabalhos de alunos no IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento promovido pela Câmara Municipal de Águeda. Esses trabalhos estão expostos durante o mês de maio na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, mas também na nossa escola com uma dupla exposição no pavilhão polivalente: “Mapas Mentais”, representações do continente europeu realizadas por alunos do ensino básico com base na sua memória visual dos contornos da Europa e “Dia da Europa”, com trabalhos do ensino básico e secundário sobre a origem mitológica da palavra “Europa”, as instituições e a construção da União Europeia.

Na sexta-feira, 7 de maio, forma entregues mais 14 caixas de 3 Kg cada de rolhas de cortiça, na loja do Continente de Águeda, num total de 9324 rolhas. Esta ação integra-se no projeto Green Cork, dinamizado pela Quercus, que, ao vender as rolhas recolhidas, consegue financiar o projeto «Floresta Comum» (também da Quercus), que tem por objetivo a plantação de árvores autóctones.

No cumprimento do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) subordinado ao tema «Planta uma árvore, planta o futuro», em desenvolvimento nas turmas do 7º ano de escolaridade, envolvendo praticamente todas as disciplinas do Currículo, o programa «EcoEscolas, o Projeto eTwinning das Línguas Estrangeiras, surgiu a ideia da adesão a este Projeto «Green Cork», com o objetivo de realizar a recolha de rolhas de cortiça.

A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro, pelo que apelamos aos alunos que nos ajudem a continuar a recolha de rolhas para um planeta mais sustentável.

A Equipa de Autoavaliação da ESAP elaborou um questionário com o objetivo de medir a perceção dos nossos alunos relativamente ao Ensino Não Presencial. Após o encerramento das escolas a 22 de janeiro de 2021, os alunos tiveram uma pausa letiva de onze dias úteis (até 5 de fevereiro). O ensino à distância teve início a 8 de fevereiro e estendeu-se por sete semanas no ensino básico e por nove semanas no ensino secundário.

O questionário esteve disponível para resposta entre 14 e 21 de março de 2021, ou seja, ao fim de 4 semanas de Ensino à Distância e responderam 606 dos 1000 alunos da escola (42 turmas), correspondendo a 61%, distribuídos quanto ao ciclo de ensino e género, da seguinte forma: 49% do ensino básico, cerca de 39% do Ensino Secundário Regular e 12% do Ensino Profissional. Por fim, 53% dos alunos que responderam pertencem ao género feminino, 47% do género masculino (Dados que constam do relatório que pode ser consultado aqui).

Divulgámos amplamente o alargamento dos Espaços desportivos da Escola Adolfo Portela (ESAP), no segundo confinamento, designadamente com a inauguração do circuito de Minigolfe.

A este propósito, a ÁguedaTV realizou uma reportagem em que dá a conhecer este e outros espaços desportivos de que dispõem os alunos da ESAP para a prática desportiva.

Pode aceder à reportagem, através desta ligação.

No dia 27 de abril de 2021, os alunos participantes no Concurso «Missão 17» receberam os respetivos prémios numa breve cerimónia que contou com a presença do Diretor da Escola Adolfo Portela.

Este concurso teve como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, resolvendo, por exemplo, problemas escolares, sociais, ambientais, entre outros. Em síntese, aplicações que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.

Recordamos as 5 melhores ideias:

Pág. 2 de 36

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top