Num momento solene mas descontraído, os alunos da nossa Escola inscritos para a 1ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) receberam, das mãos do senhor diretor, um exemplar/oferta do livro aprovado, de acordo com o ciclo de estudos a que pertencem (3º Ciclo/Secundário), num compromisso simpático e carinhoso que a nossa Escola assumiu desde a primeira sessão do referido concurso, prática que faz questão de continuar a manter.
Os livros escolhidos para esta primeira fase do concurso no que ao 3º Ciclo e Secundário diz respeito são: “Contos” de Eça de Queirós e “Contos” de Clarice Lispector, respetivamente. Os contos selecionados para a prova oral são: “A Aia”, “Civilização” e “O Suave milagre” (3ª Ciclo); "Tentação", "A Solução", "Uma amizade sincera", "Come meu filho" e "É para lá que eu vou" (Secundário).
A prova oral do concurso, na nossa Escola, será levada a cabo no contexto do Chá com Letras, a realizar no dia 24 de novembro. Ótimas leituras e até lá.
Foi o primeiro encontro no Chá com Letras deste ano letivo. Construíram-se momentos gratificantes a partir da apresentação de mais um livro de poesia infantil intitulado “atejefiquembem@” – Livro 2 - da autora Maria Helena Pires, com ilustrações de César Pereira. A leitura, a música, o canto, a dança, a alegria e a boa disposição deram-se as mãos e recriaram memórias e belezas de património, em jeito de bem dizer e bem querer. Ah, e não faltaram cavacas!
Como sugestão de leitura fica o novo livro e, se quiserem espreitar o trailer, é só clicar aqui e abrir este endereço eletrónico (youtube). Fiquem bem. O próximo Chá com Letras é, já, a 24 de novembro. Até lá.
Decorreu, no auditório da Escola Adolfo Portela, no dia 3 de outubro, uma palestra com Bárbara Gomes, ex-aluna da ESAP e que é neste momento investigadora do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa.
Com assinalável capacidade comunicativa, Bárbara Gomes descreveu o seu percurso, realçando a realidade atual do trabalho em ciência, no nosso país, explicando como se descobrem os medicamentos, que percurso realizam até serem introduzidos no mercado e qual o papel dos investigadores. A investigadora não terminou a sua apresentação sem dar a conhecer uma nova estratégia contra o vírus da imunodeficiência humana, desenvolvida pela equipa dos investigadores de que faz parte.
O público-alvo desta palestra foram os alunos de ciências e tecnologias (12º B e C) e do curso profissional de técnico auxiliar de saúde (12ºH).
Em manhã radiosa do dia 29 de setembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia (11º H1 e 12º G), acompanhados pelos professores Nuno Portugal, Helena Pires e Lúcia Pereira, desceram ao CAA (Centro de Artes de Águeda) para uma visita guiada à Exposição de Arte Contemporânea – Coleção Reloaded - em contexto de atividade dinamizada pela nossa biblioteca, com o objetivo principal de contactarem com obras de pintura e de escultura contemporâneas, visando o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento da sensibilidade estética.
A referência dos autores expostos, a qualidade das suas obras, as condições excelentes do espaço físico e a dinâmica extraordinária do guia, criaram um ambiente propício para uma aprendizagem frutuosa, traduzida por interesse, interação e comportamento excelentes por parte de todos.
No passado dia 22 de setembro, 6ªfeira, os alunos com Currículo Específico Individual (CEI), do 3ºciclo e do 10ºano, acompanhados pelas professoras da Educação Especial, participaram nas atividades organizadas pela CERCI de Águeda.
Os alunos mais aventureiros começaram por escalar uma “montanha imaginária”, equipados com um capacete de proteção e uma cinta presa por uma corda.
De seguida, todos os alunos foram pedalar nuns carros com três e quatro rodas e fizeram um circuito, respeitando os sinais de trânsito.
Organizados em duas equipas, seguiu-se o jogo de “ Voleibol Sentados” e depois uma “partida de basquetebol”.
Para recuperar energias, fez-se uma pausa para um lanche e depois organizaram-se vários grupinhos: uns foram ao cabeleireiro, outros foram pintar o rosto, outros fazer Karaté, andar de barco, pedalar nas gaivotas… atividades diversas e muito divertidas!
Antes do regresso à escola, os alunos participaram, com entusiasmo, em diversas atividades promovidas pela Cruz Vermelha.
No próximo ano, os alunos da ESAP querem voltar a participar nesta grande atividade organizada pela CERCIAG!
(Texto elaborado na disciplina Português Funcional - alunos CEI do 10º ano)
A 5ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro compõe-se de 3 fases e tem como objetivo primordial continuar a estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura.
No imediato, aqui se apresentam os aspetos principais inerentes à 1ª fase. Assim, a 1ª fase de seleção decorre na nossa escola e está aberta a todos os alunos da ESAP.
O concurso compreende dois momentos: Uma prova escrita de seleção (de acordo com o nº de alunos inscritos no Concurso) e uma prova oral, individual, obrigatória, avaliada por um júri constituído para o efeito. A prova oral será realizada na nossa biblioteca, no âmbito da atividade Chá com Letras de 24 de novembro de 2017, com início pelas 21 horas;
As obras aprovadas para esta 1ª fase são as seguintes: Para o 3º Ciclo:“Contos” – de Eça de Queirós e para o Secundário: “Contos” – de Clarice Lispector.
Os alunos interessados em participar no concurso devem proceder à sua inscrição, até ao dia 3 de outubro de 2017, junto da professora bibliotecária da nossa escola, professora Helena Pires. E pronto, vamos a isto, que os outros também vão!
Podem-se candidatar a Bolsa de Mérito os alunos que irão frequentar o ensino secundário e que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:
1. Beneficiem do escalão A ou B dos auxílios económicos;
2. Em 2016/2017 tenham obtido uma média igual ou superior a 4 (se frequentaram o 9º ano) ou a 14 (se frequentaram o ensino secundário);
3. Em 2016/2017 tenham obtido aprovação a todas as disciplinas.
O cálculo da média é arredondado às unidades.
O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, deve requerer a referida bolsa nos serviços administrativos até 30 de Setembro de 2017.
A situação de incumprimento da data de apresentação de candidatura (30 de setembro) implica a não aceitação do pedido da bolsa.
“Leitura vai, leitura vem” aconteceu neste dia radioso de sol, em tempo de verão antecipado. Tornada, já, uma boa prática, a atividade insere-se no âmbito do trabalho colaborativo das bibliotecas escolares do concelho de Águeda. Neste contexto, os alunos do 8º ano da Escola Fernando Caldeira (sede do Agrupamento de Escolas de Águeda) e os do 8º C, da ESAP, cruzaram experiências culturais que passaram pela leitura e pela dança, pelo canto e pela música; intercalando textos de autores consagrados e produções originais, alunos e professoras de português mostraram pertinência na reflexão de alguns assuntos, nomeadamente no da imigração, tendo enriquecido a promoção da criação literária e da leitura.
Parabéns a todos e um agradecimento muito especial à nossa convidada, Sofia Lopes, do 9º C que, mais uma vez, executando ao piano o tema “Eu sei”, de Sara Tavares, cantou e encantou.
A todos os desejos de umas ótimas e merecidas férias.
Inserido no Projeto “Argos – Nós e os Outros”, coordenado pelos professores Lara Macedo, Palmira Oliveira e Vítor João Oliveira, os alunos do 11º ano do ensino regular da Escola Secundária Adolfo Portela, de A a Z, levaram à cena, no Cine Teatro S. Pedro, no dia 04 de junho, pelas 21,30 horas, a peça “O Julgamento de Deus”.
A este propósito ouvimos o professor Vítor Oliveira: “Em tempos cada vez mais estranhos e sombrios, esta peça convoca-nos para olhar outra vez para aquilo que se pensa ser óbvio, mas não é. Com efeito, vivemos ameaças crescentes de ‘ismos’ cada vez mais imprevisíveis e irracionais, em que o sentimento do que é verdadeiro substitui a necessidade da prova racional do que é ou do que deve ser. E é por isso que, num século XXI ainda adolescente, tivemos a oportunidade de ver os alunos do 11º ano do ensino regular da ESAP vestir a pele o pijama listado de quem sofreu horrores incomensuráveis e gratuitos em Auschwitz, e pediu auxílio a um Deus que continuou a não responder, que permaneceu ausente”, referiu.