A edição de 2024 da Olimpíada Europeia das Ciências Experimentais (EOES) decorreu no Luxemburgo, de 7 a 14 de abril, tendo Portugal alcançado a sua melhor classificação de sempre.
O aluno Rodrigo Marques, do 12ºD da Escola Secundária Adolfo Portela, Gabriela Silva e Tomás Faria, ambos do Colégio Moderno (Lisboa), integraram a equipa A e conquistaram três medalhas de ouro.

Os alunos Afonso Benevides, da Escola Domingos Rebelo (Açores), Matilde Augusto, da Escola Alves Martins (Viseu) e Pedro Silva, da Escola Emídio Navarro (Viseu) integraram a equipa B e arrecadaram três medalhas de prata.

A organização da participação portuguesa foi assegurada, conjuntamente, pela Direção Geral da Educação, que coordena todo o trabalho de participação, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos, as quais designam mentores das respetivas áreas científicas, que dinamizam as sessões de preparação dos alunos e os acompanham na competição europeia.
A Escola Adolfo Portela dá os parabéns ao aluno Rodrigo Marques por mais uma brilhante prestação numa competição internacional, bem como a todos os que contribuíram para este desempenho excecional.