O dia 17 de maio não foi um dia qualquer para os alunos do Clube de Leitura, isto porque, acompanhados das professoras Helena Pires e Susana Oliveira, deslocaram-se à BMMA para, de acordo com uma visita programada, ficarem conhecedores desse espaço e fruírem um momento de Conto, na pessoa do extraordinário contador, Luís Silva e, ainda, poderem entrevistar a doutora Helena Marques, enquanto diretora deste organismo.

Essa entrevista foi previamente preparada pelos alunos do 11º ano, Ana Neves, Paulo Lemos e Maria Inês Dias. Neste contexto, falou-se de livros, de leituras, de dedicação e de amor ao trabalho. Foi uma manhã enriquecedora. Para ler a entrevista clica em "Ler Mais".

 

Entrevista à Drª Helena Marques, diretora da BMMA – Biblioteca Municipal Manuel Alegre

Ana

Bom dia, nós somos alunos da ESAP, integramos o Clube de Leitura e gostaríamos de lhe colocar algumas questões acerca da BMMA e do seu trabalho, enquanto responsável por esta biblioteca municipal

1 - Há quantos anos é diretora?

Resposta: Há 10 anos.

Paulo

2 - Como se chega a diretora?

Resposta:

 Eu tenho uma Licenciatura em História mas que, neste caso, não respondia diretamente ao cargo, pelo que foi necessário tirar um curso específico, especializado em bibliotecas. Depois, é preciso ser-se apaixonada pelo que se faz.

Ana

3 - Como é ser diretora? Gosta do seu trabalho?

Resposta:

Gosto muito. Tenho o privilégio de receber visitas como vocês, proporcionando momentos em que toda a gente cabe cá dentro! Um dos princípios básicos é o de que a biblioteca deve ser de todos e para todos.

Paulo

4 - Que tipo de pessoas frequenta esta biblioteca?

Resposta:

Todos, é uma biblioteca inclusiva.

Ana

 5 - Que tipo de livro é mais lido e/ou requisitado?

Resposta:

Dois géneros literários: romance e literatura infantil.

Paulo

6 - O que é que as pessoas procuram mais na biblioteca: ler, ver um filme ou ir para o computador?

Resposta:

Não se vem à biblioteca só para um género; as bibliotecas são lugares genéricos, para tudo, nem que seja só para tomar um café.

Ana

 7- Acha que se lê mais do que há anos atrás?

Resposta:

 Lê-se muito mais do que há anos atrás; não se lê só nos livros tradicionais, lê-se de diversas formas, nos mais diversos suportes, pelo que até será mais difícil contabilizar o que se lê!

Paulo

8 - Nós achamos que não se lê muito … os dados de requisição da nossa Escola mostram que, até este momento, só foi lido, em média, um quarto de livro por aluno!

Resposta:

O empréstimo interbibliotecas proporciona que se seja leitor em toda a parte e que esses mesmos empréstimos se espartilhem.

Ana

Queremos agradecer-lhe as informações que nos prestou, muito obrigada pela sua disponibilidade e atenção e felicidades para o seu trabalho.

 

 

Go to top