moodle  Office 365  GIAE  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

Decorreu, no dia 13 de abril, na Escola Adolfo Portela, uma reunião entre o Diretor e a equipa coordenadora do Programa «Escolhas», no intuito de estruturar a forma de cooperação entre os promotores do Projeto e a Escola, na sua concretização.

O programa «Escolhas» teve como entidade promotora a Associação de Pais da Mourisca do Vouga - «Os Pioneiros», cujo projeto, com a designação «Pioneiros –E8G» conta com a Escola Adolfo Portela como parceira.

O projeto foi pensado pela dinâmica das necessidades sociais que apresentam os grupos de migrantes, as comunidades de etnia cigana, entre outras, e pelos problemas que mais afetam a generalidade das crianças e jovens de Águeda e tem como objetivo a capacitação das crianças e jovens em competências e saberes que constituam vantagens para o sucesso escolar e para a inclusão social.

Estamos no mês de abril, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. É uma realidade para a qual devemos estar todos especialmente atentos e colaborarmos com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), com a Assistente Social, e com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) na despistagem de eventuais casos.

Para assinalar este mês, a nossa Assistente Social, Romina Simões, lembra-nos a fantástica força de vontade de uma avó que transformou o olhar sobre os maus tratos na Infância: em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Nesta altura, o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado. E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Ao fim de 25 anos à frente da Escola Adolfo Portela, Henrique Coelho foi reconduzido para mais um mandato de quatro anos.

A recondução foi decidida em Conselho Geral, presidido pela professora Maria Gabriel Abrantes, em sessão realizada no dia 7 de abril de 2021.

Ao fazer um balanço dos 25 anos à frente da ESAP, Henrique Coelho começou por referir que “os 25 anos passaram muito depressa”. Afirmou, também, que “algumas preocupações e ações foram permanentes: a Escola como “ascensor social”, a importância de ajudarmos todos os alunos a entrar no curso superior que pretendem ou a prepará-los para o ingresso numa profissão, os alunos que precisam de percursos e ações específicas…”.

Para além disso, “a cidadania, o respeito por todos, sem exceção, também foi algo sempre presente nas ações da Escola. As atividades extracurriculares, os cursos avançados, os Projetos que desenvolvemos entusiasmaram-me e continuam a entusiasmar-me.

Mas é preciso referir que tudo o que foi feito só foi possível com o envolvimento ativo de professores, funcionários, alunos e encarregados de educação. Nenhum diretor faz uma Escola sozinho”, concluiu.

O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril em mais de 120 países, com o objetivo de promover a prática da atividade física junto da população e mostrar os benefícios do exercício físico.

Na verdade, a prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, a saber: evita o excesso de peso e obesidade; previne o aparecimento de doenças; reduz a tensão arterial; melhora a autoestima; reduz o stress; contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, recomenda a prática diária de 30 minutos de exercício físico, apontando a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

No dia 6 de abril, em Portugal, decorrem várias atividades para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e para levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia (e nos dias seguintes!) é mesmo fazer exercício: fazer uma caminhada; correr; praticar ténis/padel; ir ao ginásio; andar de bicicleta; fazer trinta minutos de exercício físico em casa…

Guia de Exames / Pedido de Senha - https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/guia-geral-de-exames-2021 

 

PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames - https://jnepiepe.dge.mec.pt

O link  https://cloud.iave.pt/index.php/s/Wlls0W9IvqjJZ52 contém todos os vídeos explicativos da inscrição na PIEPE;

FAQs - PIEPE

 

Informações-Prova 2020/2021

Calendário de Exames

Informações de acesso ao ensino superior  - https://www.dges.gov.pt/pt


 

Go to top