A iniciativa “Semana da Saúde”, da responsabilidade da equipa de “Educação para a Saúde” da Escola Adolfo Portela, decorreu de 11 a 13 de abril, com o objetivo de promover a saúde dos jovens, em matéria de alimentação saudável e atividade física, e contribuir para a adoção de hábitos de vida saudável junto da comunidade educativa, nomeadamente para contribuir para inverter a tendência crescente das taxas de incidência e prevalência de enfermidades como a obesidade, diabetes tipo II, cáries dentárias, doenças cardiovasculares, entre outras.

A nossa Escola viveu, a 12 de abril, um momento de Excelência, no contexto do Clube de Leitura, pela oferta de uma obra artística, original, extraordinária, produzida pelo César Almeida, aluno CEI, do 9ºB o qual, orgulhosa e condignamente, fez questão de oferecer à nossa Escola, através da pessoa do Senhor Diretor. A mesma ficará afixada na zona junto ao bar.

A alegria e o carinho demonstrados foram contagiantes, como habitualmente, neste grupo de trabalho. E porque era dia de festa, também, para o Senhor Diretor, aproveitou-se o momento, cantaram-se-lhe os parabéns por mais uma primavera, enquanto se ia dizendo sim a uma suculenta fatia de bolo.

À imagem do que aconteceu no Natal, também agora os alunos da turma do 7ºC da Escola Secundária Pedro Nunes, da Professora Rita Guerra, presentearam os nossos alunos do 7ºF com bonitos cartões com mensagens pascais às quais acrescentaram informações/curiosidades sobre símbolos de Perigo no Laboratório de Química ou sobre um dado instrumento de laboratório, suas características e função. Os trabalhos estão simplesmente fantásticos, revelando muito entusiasmo e bom gosto.

Cabe aos nossos alunos agora responderem ao desafio e estudarem bem um material de laboratório para enviar no início do 3º período.

No dia 22 de março, inserido no Programa Eratosthenes Experiment (eratosthenes.ea.gr) a turma do 7ºD, aproveitando o dia estar soalheiro, e a aula coincidir com o meio dia solar, realizou-se a experiência de Eratóstenes na qual através da medição da sombra de uma vara alinhada na vertical e recorrendo à Matemática (semelhança de triângulos) fez-se a determinação do Perímetro Meridional da Terra.

O processo é simples: sabendo que às 12h39 minutos do dia 22 de março, o Sol estava perfeitamente na vertical no Equador e se lá se tivesse uma vara vertical, naquela precisa hora, não se iria produzir qualquer sombra. Já na nossa latitude, a vara com 1,58m colocada na vertical produzia uma sombra com 1,35m. Assim, com uma matemática simples e a distância da nossa posição ao Equador, determinou-se o valor de 33160 km para o Perímetro da Terra (valor perfeitamente razoável face ao processo usado e ao facto de que a Terra não é perfeitamente esférica).

Realizou-se, no dia 23 de Março, no pavilhão do GICA, a terceira concentração de Futsal, tendo como anfitriã a Escola Secundária Marques de Castilho, na categoria de juvenis femininos, com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela (ESAP), Escola Secundária de Anadia (ESA), Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB) e Escola Secundária Marques de Castilho (ESA).

Nos jogos realizados, a ESAP obteve os seguintes resultados: ESAP x ESA: 5x3 e ESAP x ESMC: 5x1. Com este resultado e os ocorridos em concentrações anteriores, a ESAP vai disputar a fase final distrital da CLDE de Aveiro no dia 20 de Abril em local designar.