moodle Office 365 GIAE youtubeyoutube facebook 20 aula digital escola virtual

Numa cerimónia breve, mas nem por isso menos solene, os alunos participantes no CIL – Concurso Intermunicipal de Leitura que passaram à 2ª fase receberam, no dia 4 de janeiro de 2021, das mãos do senhor diretor, professor Henrique Coelho, os livros escolhidos, relativos ao ciclo de estudos a que pertencem, numa deliciosa oferta da Escola, situação que acontece já desde a primeira edição do referido concurso. Os livros em causa são: “Diário inventado de um menino já crescido” – de José Fanha e “Novos Contos Vagabundos” de Mário de Carvalho – (3º Ciclo e Secundário, respetivamente). A 2ª fase irá decorrer no CAA – Centro de Artes de Águeda, no dia 18 de fevereiro.

Até lá, desejamos aos participantes um Ano Feliz, com Saúde e Muitas e Boas Leituras.

Horários 2020/21 (em vigor a partir de 13 de janeiro de 2021):

10º 11º 12º
A A A A A A
B B B B B B
C C C C C C
D D D D D D
E E E E E E
F F CEF F F F
GPS1     G G1 G1
GPS2     H G2 G2
      I1   H
      I2

(atualizado em 13/01/2020)

O Dia do Pijama é um dia educativo e solidário criado com a finalidade de sensibilizar o país para o direito de qualquer pessoa ter um lar e viver em comunidade.

Durante a semana de 16 a 20 de novembro, efetuou-se a recolha de alimentos e outros bens de primeira necessidade. Assim, no âmbito da comemoração deste dia e do Dia Internacional dos direitos da criança, a turma 11ºG tomou a iniciativa de ajudar a Associação de Solidariedade Social e Cultural de Santo André de Vagos, que trabalha exclusivamente com crianças.

A comunidade escolar contribuiu essencialmente com bens específicos para crianças, tal como foi solicitado. Aqui fica o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para esta causa tão nobre.

Com a serenidade que a Covid-19 nos impõe realizámos, na nossa biblioteca, somente com a presença dos alunos participantes e dos elementos do júri, neste dia dezoito de dezembro, a primeira fase do Concurso Intermunicipal de Leitura. Foi um momento emotivo e descontraído, com uma qualidade de leitura Excelente, estando todos de parabéns. No entanto, de acordo com as regras do concurso, nem todos podem passar à segunda fase, tendo sido selecionados os alunos Afonso Portugal (8ºD); Alexandre Ferreira (7ºC) e Rodrigo Sobral (9ºB), pelo 3º Ciclo; pelo Secundário, as alunas Beatriz Santos (10ºB) e Rita Cortez (10ºF). De acordo com o que neste momento está assegurado, a segunda fase será realizada no CAA – Centro de Artes de Águeda – no dia 18 de fevereiro de 2021, com as caraterísticas desta primeira (fase), ou seja, só com a presença dos alunos participantes, elementos do júri e professoras bibliotecárias.

Entretanto … e até lá, a biblioteca deseja, a todos, Boas Festas, Saúde e a continuação de Excelentes Leituras.

“Aproximo-me da janela, afasto o cortinado e alongo o olhar pela paisagem fria e húmida de novembro. Ainda não percebi bem porque o faço, numa rotina automática, matinal e diária. A natureza exibe orgulhosamente os seus tons laranja, amarelo e avermelhado, conjugados numa maravilhosa harmonia espontânea e despretensiosa. Felizmente, admirá-la ainda é um privilégio de acesso gratuito. Já não temos muitos (…). *

À semelhança da personagem do texto, numa rotina mensal, emotiva, lúdica, cultural e bem-disposta alongam-se, no já memorável Chá com Letras, o nosso olhar e a nossa presença, agora na Sala Zoom.

O próximo é já em janeiro. Até lá, despede-se com os desejos de Festas Felizes.