moodle  Office 365  GIAE  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

No dia 23 de novembro de 2021, o escritor, cientista e mágico, Filipe Monteiro, acompanhado de Maria José Alves, apresentou uma palestra na Escola Adolfo Portela subordinado ao título «A Química do Amor», para as turmas do 12º A,B e C.

Esta apresentação surgiu no âmbito da parceria que a ESAP mantém com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC), tendo estado presente Richard Marques, do Departamento de História da Ciência daquela instituição sedeada na Mamarrosa, e insere-se nas atividades do Clube de Ciências da ESAP e no Projeto de Educação Sexual da Escola Adolfo Portela.

À tarde, teve lugar na Biblioteca da ESAP a apresentação do livro «Mestre Carbono, o cientista», da autoria de Filipe Monteiro, para as turmas do 8ºC e 9ºC.

Já se conhece o cartaz vencedor o Concurso de Cartazes sobre Cibersegurança, realizado no âmbito do “Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM)”, promovido pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela (BEESAP), que decorreu no mês de outubro de 2021. A entrega do prémio decorreu no passado dia 22 de novembro, no espaço da BEESAP.

Para o júri, formado pelos professores da equipa da BEESAP, e após um processo demorado e muito difícil, Pedro Amorim, do 12º F, foi o autor do cartaz que melhor conseguirá sensibilizar para os comportamentos que deveremos ter no que respeita à segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo numa sociedade em constante mudança. Em 2005 proclamou-se a sua comemoração em todo o mundo, na terceira quinta-feira do mês de novembro, celebrando-se este ano no dia 18.

“O Dia Mundial da Filosofia 2021 abre a discussão sobre as diferentes interações dos seres humanos com o seu ambiente social, cultural, geográfico e político, com o objetivo subjacente de compreender melhor a contribuição da Filosofia nas sociedades contemporâneas e nos desafios que enfrentam, nomeadamente a pandemia em particular. A Filosofia, e mais ainda a Filosofia Intercultural, preocupa-se com o contexto e, portanto, na sua essência, preocupa-se com a transformação da sociedade”. (Organização das Nações Unidas)

Na ESAP, assinalou-se o dia com uma exposição de cartazes elaborados pelos alunos, alusivos à história do pensamento Ocidental, procurando sensibilizar a comunidade para a importância da Filosofia, bem como despertar o gosto pelo filosofar.

A Escola Adolfo Portela foi distinguida, mais uma vez, com o «Selo Escola Saudável – 2021-2023» - Nível Avançado, numa cerimónia que decorreu em Braga a 3 de novembro.

O “Selo Escola Saudável” é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, que pretende premiar as escolas que, no seu quotidiano, privilegiem a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhece o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola.

Nesta quarta edição, foram concedidas 410 menções «Selo Escola Saudável», entre os níveis “Iniciação”, “Intermédio” e “Avançado”.

Está, portanto, de parabéns a Escola Adolfo Portela por esta menção e desejamos que este trabalho de reforço de competências de saúde e bem-estar continue a ser desenvolvido na nossa comunidade educativa.

Neste ano, Águeda está de parabéns, pois uma das suas escolas celebra o seu quadragésimo aniversário! Sim, a ESAP faz 40 anos. 40 anos de histórias, de aulas, de atividade, de alunos, de animação, de aprendizagem, de iniciativas, de protocolos e de medidas.

Atualmente, a ESAP tem dado que falar. Tornou-se uma Eco Escola, uma Escola Saudável, uma Escola Amiga da Criança e, até, uma Escola Associada à UNESCO . Como é uma escola ativa, foi convidada a estar na Cerimónia com Honras de Estado da chegada do cônsul Aristides de Sousa Mendes ao Panteão Nacional.

Desta escola, saíram milhares de novos trabalhadores, sonhadores, talentos. Há cerca de 40 anos era o começo de um sucesso que faz com que, em 2021, continuem a criar, a inovar e a ensinar novos jovens para o futuro do mercado de trabalho e da certificação laboral, para além dos currículos, experiências passadas e da formação da responsabilidade e do civismo de cada um.

Parabéns à cidade de Águeda! Parabéns aos fundadores! Parabéns à Comunidade Educativa que rodeia este Estabelecimento de Ensino do 3º Ciclo (Básico) e do Secundário Regular e/ou Profissional!

Acima de tudo, feliz aniversário e que venham muitos anos desta escola ativa na nossa cidade e no nosso país.

por Alexandre Ferreira, 8ºC, Nº1

Go to top