À semelhança do passado ano letivo, a Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) está inscrita no Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário que se desenvolve em várias fases ao longo do ano letivo, sendo a primeira fase o debate, ao nível da escola, do tema proposto, que este ano é a “Violência doméstica e no namoro”.

Neste contexto, as coordenadoras do programa na escola, professoras Jorgelina Arede e Umbelina Loureiro, solicitaram a colaboração de uma deputada da Assembleia da República e, assim, na passada segunda-feira, dia 13 de janeiro, realizou-se, no auditório da Escola Secundária Adolfo Portela, uma palestra com a presença e orientação da deputada aguedense Ana Miguel Santos, que manifestou o seu agrado por estar presente, uma vez que é uma filha da terra e uma ex-aluna da escola.

A Escola Adolfo Portela (ESAP), após uma campanha eleitoral animada por três listas que se apresentaram a sufrágio, conheceu, no ato eleitoral realizado no dia 6 de janeiro, a lista vencedora. A lista A, presidida por Catarina Rodrigues (12B) e tendo por vice-presidente Mafalda Abrantes (12A), venceu as eleições, constituindo, assim, a presidência que vai estar à frente dos destinos da Associação de Estudantes, no ano letivo de 2019/2020.

As vencedoras referiram que se candidataram “após uma séria reflexão sobre o papel que este órgão deve ter na comunidade estudantil” e que reuniram “uma equipa de alunos motivados e dinâmicos, que nos irão ajudar no decorrer deste ano a priorizar os interesses dos nossos colegas”.

O professor João Cera foi galardoado com uma «Menção Honrosa 2019», atribuída pela Associação dos Naturais e dos Amigos de Águeda (ANATA), em reconhecimento do trabalho que tem vindo a desenvolver, nomeadamente no Clube de Programação e Robótica da Escola Adolfo Portela, através do apuramentos para as finais nacionais do concurso CanSat Portugal e das boas classificações nesse concurso e, ainda, no Concurso Ilídio Pinho.

Refira-se que a parte musical da gala da ANATA esteve a cargo das nossas alunas Sofia Lopes e Mariana Marques, que tão bem representaram a Escola Adolfo Portela.

Na gala da entrega dos prémios, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Águeda, estiveram presentes vários docentes da Escola Adolfo Portela que, assim, se quiseram associar a mais um momento alto da vida da nossa Escola.

No dia 11 de dezembro, as turmas do 8.º ano participaram no Concurso de «Mesas de Natal». Cada turma foi responsável pela organização de uma mesa. Os alunos, pais, encarregados de educação, professores e restantes colaboradores animaram o polivalente com decorações alusivas à quadra, deliciosas iguarias e boa disposição. Do bacalhau às rabanadas, não faltou nada no nosso Concurso. O Júri imbuído do espírito natalício, depois de se deliciar com tão apetitosos pratos, atribuiu as seguintes menções: 8º A – “Glamour”; 8º B – “Animação”; 8º C - “Criatividade”; 8º D “Interajuda” e 8º E - “Sabores de Natal”.

Agradecemos a todos os que se envolveram e colaboraram na organização da atividade este excelente presente de Natal.

Descontraídos como só eles são capazes, os alunos que passaram à 2ª fase do CIL – Concurso Intermunicipal de Leitura acorreram à chamada, no dia 9 de dezembro, para, das mãos do senhor diretor, como habitualmente, receberem um exemplar dos livros aprovados para a referida fase. É de relembrar que, desde a primeira edição do concurso, a nossa Escola sempre fez oferta aos alunos dos livros selecionados. E os livros em causa são, para o 3º Ciclo, “Contos Exemplares”; e para o Ensino Secundário: “Quatro Contos Dispersos”, ambos da Sophia de Mello Breyner Andresen.

E pronto, desejamos as melhores leituras aos alunos em causa. A 2ª fase do concurso irá acontecer no dia 28 de fevereiro de 2020.