A nossa escola está inscrita no Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens desde o 2.º ciclo ao ensino secundário.
Este ano o tema para o Ensino Básico é “Violência no namoro: da sensibilização à ação!” e para o Ensino Secundário é “Violência no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”.

O programa Parlamento dos Jovens desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo, sendo a primeira fase o debate, ao nível da escola, do tema proposto, seguindo-se as eleições dos deputados à Sessão Distrital.

No caso de quererem participar, deverão formar equipas de alunos do mesmo ciclo de ensino (só básico ou só secundário), com 10 alunos efetivos (que podem ser da mesma turma ou de turmas diferentes) e com uma representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos. Os alunos a integrar as listas não poderão ter mais de 16 anos (no básico) ou de 19 anos (no secundário), feitos até ao dia 25 de outubro de 2019.

No passado dia 7 de novembro, os alunos do 12ºE participaram numa visita de estudo, acompanhados pelos professores Paulo Faustino, João Cera e Rui Marques, às instalações da FUNFRAP - FUNDIÇÃO PORTUGUESA, S.A., AVEIRO, empresa que se dedica à fundição e maquinação de peças em ferro fundido lamelar e nodular para a indústria automóvel.

Os alunos dos cursos de EAC e GPSI tiveram a oportunidade de efetuar uma visitada guiada, vendo a fábrica em plena laboração. A FUNFRAP destaca-se pela sua segurança, por ser uma grande empresa empregadora e por ser muito moderna tecnologicamente, pois é a fundição portuguesa mais robotizada. Os professores envolvidos e os alunos gostaram, tendo sido uma visita de fundamental interesse para os alunos de eletrónica e de programação.

Quando a poesia é límpida, transparente, profunda, lúcida e leve, é tão fácil viajar nela serenamente, entrar nos poemas, morar nas palavras, como quem está deitado na areia morna, à beira-mar, ao pôr do sol das distâncias…

Foi assim, a 6 de novembro de 2019, na Escola Adolfo Portela!

A noite vestiu-se de sabor (A)mar!

O dizer poético foi feito numa caminhada a várias vozes, um pé na dança, outro nos acordes, as mãos na pintura, tudo na poesia! A renascer Sophia!

Retomando a já velha e saudável tradição dos encontros do Chá com Letras, a nossa biblioteca fez, da noite desta sexta-feira, 25 de outubro de 2019, uma noite de encantos pelo testemunho do canto e da dança, da música e da leitura e enalteceu, dando a conhecer e recordando através do livro biográfico da autora e professora bibliotecária, Maria Helena Pires, Domingos Amorim Brás.

Abnegadamente, Domingos, aluno que foi da nossa Escola, no incêndio criminoso que dizimou a zona serrana de Águeda na madrugada do dia 14 de junho de 1986 plantou, com a vida, a coragem do verdadeiro altruísmo. Era o bombeiro mais novo dos 13 consumidos pelas chamas. Tinha, apenas, 18 anos. Que deles não se perca a memória.

Horários 2019/20: (ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 30/09/2019) Em vigor a partir de 31/10/2019

10º 11º 12º
A A A A A A
B B B B B B
C C C C C C
D D D D D D
E E E E E E1
F   F F F E2
GPS1   G G G1 F
GPS2   H H1 G2
    CEF H2 H

Após abrir, atualize a página do horário (F5).