A equipa Icarus do Clube de Automação e Robótica da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi selecionada para a final nacional do concurso CanSat  Portugal 2017, que se realizará entre os dias 4 e 7 de Maio na ilha de Santa Maria (Açores).

Recorde-se que esta é já a terceira participação da ESAP numa final nacional desta competição, que, nos dois últimos anos, decorreu no aeródromo da Praia de Santa Cruz (Torres Vedras), obtendo uma menção honrosa, em 2015, e o segundo lugar da competição, em 2016.

A equipa Icarus, formada pelos alunos do ensino secundário, Alexandre Afonso, André Breda, Beatriz Vitória, Bernardo Rodrigues, Filipe Almeida, Inês Lopes, é coordenada pelo professor João Cera, contando com a colaboração especial das investigadoras da Universidade de Aveiro (UA), Sandra Viera e Tânia Caetano, graças a uma parceria celebrada entre a ESAP e aquela instituição de ensino superior.

A equipa do Clube de Automação e Robótica da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi selecionada para a final nacional do concurso CanSat Portugal 2018, que se realizará entre os dias 26 e 29 de abril na ilha de Santa Maria (Açores).

Recorde-se que esta é já a quarta participação da ESAP numa final nacional desta competição, tendo obtido uma menção honrosa, em 2015, o segundo lugar da competição, em 2016, e outra menção honrosa, em 2017.

A equipa da Escola Adolfo Portela, formada pelos alunos do ensino secundário, Carolina Figueiredo, Raul Simões, Cristiano Nogueira, Pedro Moreira, Diogo Santiago e Pedro Saraiva, é coordenada pelo professor João Cera, contando com a colaboração especial do Departamento de Física e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (UA), graças a uma parceria celebrada entre a ESAP e aquela instituição de ensino superior.

«Os resultados alcançados por esta equipa do Clube de Robótica da Escola Adolfo Portela devem-se, essencialmente, ao entusiasmo e dedicação, quer do professor coordenador, quer dos alunos, cujo envolvimento no projeto CanSat tem sido inexcedível», referiu Henrique Coelho, diretor da ESAP.

No âmbito do desporto escolar, na modalidade da natação, a Escola Adolfo Portela (ESAP) participou no primeiro encontro da série A, no dia 24 de janeiro, nas piscinas municipais de Anadia. Nesta série participam as escolas EB Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro; Escola Secundária da Mealhada e Escola Básica e Secundária de Anadia.

No âmbito do Desporto Escolar, realizou-se, no passado dia 21 de fevereiro, a segunda concentração de ténis, no Clube de Ténis de Águeda.

Num fantástico dia de sol, os participantes, oriundos de três escolas, tiveram a oportunidade de desfrutar de belos momentos de ténis e de nos deliciar com as suas prestações.

Destacam-se, pela qualidade, os desempenhos dos alunos Claúdio Almeida (8ºB); Tomás Loureiro (7ºF) e David Gomes, aluno do Agrupamento de Escolas do Eixo com a qual a nossa escola estabeleceu protocolo.

Decorreu, na Quinta do Ega (Vagos), no dia 7 de fevereiro, a realização do Corta Mato escolar (fase distrital), com a participação de 25 alunos da Escola Adolfo Portela (ESAP), que concorreram nos vários escalões e género.

A Escola Adolfo Portela obteve duas medalhas, 2º e 3º lugares, na prova adaptada para alunos com Necessidades Educativas Especiais, de que foram protagonistas os alunos Paulo Gonçalves e César Almeida.

A ESAP agradece a participação de todos os alunos e felicita os alunos que obtiveram as medalhas.