Teve início, no dia 21 de fevereiro de 2020, o curso “Um leitura de ‘A Cidade e as Serras’ de Eça de Queirós”.

Esta obra, além de pertencer a um dos ícones da literatura portuguesa consagrado na lista de autores sugeridos pelo Programa de Português do Ensino Secundário, é um testemunho vivo, que contrapõe Paris a Tormes, em Santa Cruz do Douro, traçando um panorama da sociedade europeia do final do século XIX.

As cinco sessões de trabalho culminarão com um jantar, na ESAP, onde serão incluídas as iguarias mencionadas na obra, e com uma caminhada de 3 Km, reconstituição do percurso feito pelo protagonista, e a visita à Fundação Eça Queirós, atividades que incluirão, não só os alunos envolvidos, mas também os seus encarregados de educação, funcionários e professores que se queiram associar.