No dia 22 de abril, no Centro de Artes de Águeda – CAA, a nossa escola foi distinguida com o Selo «Escola Amiga da Criança». Esta é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. O Selo «Escola Amiga da Criança» visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuem para um desenvolvimento mais feliz das crianças e jovens no espaço escolar.

No ano letivo de 2019/2020, a ESAP participou nesta iniciativa com o projeto «Residência Artística - 8 em Casa». No início do ano, a turma do 8ºC e o Projeto Educativo do CAA deram início a um plano que aliava a exploração da prática artística com a urgência da reutilização de materiais. A residência artística, decorrente das disciplinas de Educação Visual e Educação Física, iria culminar na construção de uma instalação a partir de plástico reutilizado e no desenvolvimento de uma ‘performance’ que dialogasse com a obra. Entretanto, os tempos mudaram, mas a vontade de dar continuidade ao projeto permaneceu.

Tornou-se, por isso, necessário fazer adaptações à ideia original e concretizá-la de uma outra forma. Hoje, os encontros são virtuais e o trabalho desenvolve-se em casa, mas o propósito deste projeto manteve-se intacto. A residência resultou em dois momentos distintos: exposição dos trabalhos no Centro de Artes de Águeda e a transmissão ao vivo na internet, através do Facebook do Centro de Artes de Águeda – CAA, dos trabalhos de expressão plástica conjuntamente com momentos performativos, de dança e música, interpretados pelos alunos e encarregados de educação.