A Equipa de Autoavaliação da ESAP elaborou um questionário com o objetivo de medir a perceção dos nossos alunos relativamente ao Ensino Não Presencial. Após o encerramento das escolas a 22 de janeiro de 2021, os alunos tiveram uma pausa letiva de onze dias úteis (até 5 de fevereiro). O ensino à distância teve início a 8 de fevereiro e estendeu-se por sete semanas no ensino básico e por nove semanas no ensino secundário.

O questionário esteve disponível para resposta entre 14 e 21 de março de 2021, ou seja, ao fim de 4 semanas de Ensino à Distância e responderam 606 dos 1000 alunos da escola (42 turmas), correspondendo a 61%, distribuídos quanto ao ciclo de ensino e género, da seguinte forma: 49% do ensino básico, cerca de 39% do Ensino Secundário Regular e 12% do Ensino Profissional. Por fim, 53% dos alunos que responderam pertencem ao género feminino, 47% do género masculino (Dados que constam do relatório que pode ser consultado aqui).

O balanço efetuado pelos alunos relativamente ao Ensino não Presencial é, globalmente, muito positivo, pois, dos 12 itens do questionário, oito obtêm um grau de satisfação cuja percentagem é igual ou superior a 75%.

Quanto aos aspetos menos positivos, o que recolhe maior insatisfação é o “Cumprimento do tempo síncrono (cerca de 50%) pela generalidade dos professores”, com 48% dos alunos Insatisfeitos ou Muito insatisfeitos. Com 35% de Insatisfeitos ou Muito insatisfeitos, o aspeto “Quantidade de tarefas propostas por semana”. Cerca de um quarto dos alunos (24%) estão Insatisfeitos ou Muito insatisfeitos com a “Perceção do nível de aprendizagem alcançado nesta modalidade de ensino”.

Em suma, a Equipa de Autoavaliação constata uma melhoria na concretização do Ensino Não Presencial, neste segundo confinamento, havendo alguns aspetos a merecerem reflexão e a serem alvo de melhoria.