Durante a semana de 10 a 14 de maio, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com o Clube da Europa da nossa escola, organizou um conjunto de atividades que envolveu alunos dos ensinos básico e secundário, tendo como ponto de partida o Dia da Europa assinalado no dia 9 de maio.

A ESAP participou com trabalhos de alunos no IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento promovido pela Câmara Municipal de Águeda. Esses trabalhos estão expostos durante o mês de maio na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, mas também na nossa escola com uma dupla exposição no pavilhão polivalente: “Mapas Mentais”, representações do continente europeu realizadas por alunos do ensino básico com base na sua memória visual dos contornos da Europa e “Dia da Europa”, com trabalhos do ensino básico e secundário sobre a origem mitológica da palavra “Europa”, as instituições e a construção da União Europeia.

A culminar toda esta semana comemorativa da Europa, no dia 14 à tarde realiza-se o Peddy-Paper “Europa Somos Nós” envolvendo cerca de 50 alunos das várias turmas do 7º ano.

O Dia da Europa nasceu há 71 anos quando Robert Schuman, ministro francês entre 1948 e 1952, proferiu um discurso onde lançou a ideia da criação de uma entidade europeia supranacional que reconciliasse as nações europeias dilaceradas pela 2ª Guerra Mundial e promovesse o desenvolvimento económico e a solidariedade social. A ideia concretizou-se e após várias etapas deu origem ao que é hoje a União Europeia. Portugal aderiu às Comunidades Europeias em 1986 e durante este primeiro semestre de 2021 preside ao Conselho da União Europeia, instituição que é presidida rotativamente por períodos de 6 meses pelos diferentes Estados da União Europeia.