Pelo nono ano consecutivo a Escola Secundária Adolfo Portela tem uma equipa apurada para a final nacional do concurso CanSat. A equipa Valkyria, constituída pelos alunos Diogo Sobral (10º A), Gonçalo Lin (12º I), Rodrigo Marques (12º D ) e Rodrigo Sobral (12º D ) já se vem preparando para esta competição desde o início do ano letivo no clube de Automação e Robótica sob coordenação do professor João Cera que também é o responsável por este clube. A competição terá lugar entre 1 e 5 de maio na ilha de Santa Maria nos Açores.

Nesta competição os alunos são desafiados a construir um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante e será lançado a cerca de mil metros de altura, terá de enviar para terra valores de temperatura, pressão atmosférica, coordenadas GPS, altura, etc. Estes dados serão depois tratados e analisados de forma a realizarem a missão a que a equipa se propôs.
A coordenação nacional do CanSat está a cargo do ESERO Portugal desde 2014, em parceria com a Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia.