moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

Em tempos de confinamento, provocado pelo vírus Covid-19, que obrigou à suspensão das aulas a 16 de março e impediu o curso normal de atividades letivas no 3º período, partilhamos um poema de autoria de Rodrigo Ferreira (7ºC) que traduz bem o sentimento geral, nesta pandemia.

 Em tempos de pandemia!

Chega o corona
E para tudo,
Ele escolhe a sua zona
E entra mudo.

Agora que estamos parados
É que percebemos,
Que não podemos estar separados
E o quanto somos pequenos.

Não podemos vir à rua
Ver como a terra é bela,
E temos que ver a lua
Pela nossa janela.

Ficamos separados
Em tempos de pandemia,
Tentamos ficar ligados
Para sentir a alegria.

Apertam as saudades
Dos grandes nossos amigos,
Esquecem-se as maldades
Que fazíamos unidos.

Falamos por computador
Vem ao de cima a ansiedade,
Começamos a sentir a dor
Desta grande maldade.

 

moodle

A plataforma moodle será a base de comunicação entre professores e alunos neste 3º período. É importante que todos os alunos tenham o acesso a esta plataforma.

Caso não se lembre da senha e não a consiga recuperar através da opção "Recuperar Senha" envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando o nome, número de aluno (nº de processo/cartão - aXXXX), turma e número do cartão de cidadão.

Teve início, no dia 21 de fevereiro de 2020, o curso “Um leitura de ‘A Cidade e as Serras’ de Eça de Queirós”.

Esta obra, além de pertencer a um dos ícones da literatura portuguesa consagrado na lista de autores sugeridos pelo Programa de Português do Ensino Secundário, é um testemunho vivo, que contrapõe Paris a Tormes, em Santa Cruz do Douro, traçando um panorama da sociedade europeia do final do século XIX.

As cinco sessões de trabalho culminarão com um jantar, na ESAP, onde serão incluídas as iguarias mencionadas na obra, e com uma caminhada de 3 Km, reconstituição do percurso feito pelo protagonista, e a visita à Fundação Eça Queirós, atividades que incluirão, não só os alunos envolvidos, mas também os seus encarregados de educação, funcionários e professores que se queiram associar.

Decorreu com a maior expectativa e civismo, no dia 28 de fevereiro de 2020, na nossa biblioteca, a 1ª Feira de profissões dinamizada pelos responsáveis do Projeto VOGUI, de Águeda.

Assim, a ela acorreram todos os alunos do 9º e 12º anos na procura de orientações para a melhor profissão futura. Ajudados por especialistas das diversas áreas representadas, os alunos tudo perguntaram e tudo quiseram saber, tendo ficado mais esclarecidos no que às escolhas profissionais num futuro próximo lhes diz respeito. Foi, de facto, uma manhã de biblioteca bem diferente das habituais estando, por isso, todos de parabéns.

No dia 27 de fevereiro, alunos do 12.º E participaram numa visita de estudo, acompanhados pelos professores Paulo Faustino, João Cera e Jorge Henriques, à Fábrica Centro de ciência Viva de Aveiro.

Os alunos dos cursos de EAC e GPSI tiveram a oportunidade de efetuar uma visita guiada à exposição Rádio Con:vida onde ficaram a conhecer a história da rádio em Portugal e posteriormente participaram na atividade: Oficina de robôs NXT. A visita revelou-se de fundamental interesse para os alunos de eletrónica e de programação.

No dia 19 de fevereiro, 12 alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, divididos em quatro equipas, participaram na prova para seleção, a nível de Escola, da equipa que participará na semifinal das Olimpíadas de Química.

Esta prova decorrerá, na Universidade de Aveiro, no dia 21 de março de 2020. A equipa selecionada é composta pelas alunas Amélia Duarte, Beatriz Coelho e Constança Viegas da turma B. A equipa está a ser acompanhada pelos professores Maria Carvalho e Paulo Faustino.

No dia 17 de fevereiro, realizou-se, na Escola Secundária Adolfo Portela, no âmbito do Desporto Escolar, a terceira concentração de Boccia – Competição Individual, com a presença de cinco escolas: Escola Adolfo Portela; Escola Fernando Caldeira; Escola de Valongo do Vouga; Escola de São João de Loure e Escola de Eixo.

Dos dezasseis alunos que estiveram a competir, os quatro alunos da nossa escola, com um bom desempenho, tiveram a seguinte classificação: 1º lugar – Henrique Martins (9ºH); 3º lugar – David Ferreira (7ºB); 5º lugar – Paulo Lemos (12ºD) e 6º lugar – Tatiana Silva (9ºH).

O aluno Henrique Cardoso ficou, assim, selecionado para disputar a Fase Final CLDE, em Oliveira do Bairro, no próximo dia 25 de março.

Esta concentração decorreu muito bem, com uma boa receção às escolas participantes e com boa organização da competição, num ambiente de grande desportivismo.

No dia 21 de fevereiro de 2020, esteve na Escola Adolfo Portela uma Equipa EOD de Inativação de Engenhos Explosivos da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra. O objetivo da iniciativa prendeu-se com a necessidade de sensibilizar os alunos da ESAP para os riscos associados ao manuseamento de engenhos pirotécnicos, nomeadamente nesta fase dos festejos de Carnaval.

Para além da demonstração das consequências que o uso de alguns engenhos explosivos pode ter para a integridade física dos utilizadores, os alunos da Escola Adolfo Portela tiveram, ainda, a oportunidade de assistir à apresentação do trabalho da equipa cinotécnica na deteção de engenhos explosivos.

No âmbito do Programa Educ@RA - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promovido pela CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), ao qual a Escola se associou, realizaram-se entre os dias 10 e 20 de fevereiro, várias ações dirigidas aos alunos dos 7º e 8º anos de escolaridade, sobre a utilização da internet e riscos associados. Para os alunos do 8º ano, foram ainda dinamizadas sessões de sensibilização e de esclarecimento sobre o consumo de substâncias e as dependências.

Além das sessões dirigidas aos alunos, realizou-se uma sessão de sensibilização para Pais e Encarregados de Educação sobre o tema "Delineação de regras em contexto familiar".

Destaca-se, pela positiva, o grau de envolvimento dos participantes.

Pág. 16 de 45

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal do Cartão Escola (SIGA)
Go to top