moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

Tiveram início, a 2 de fevereiro, no âmbito do projeto «Secundário Superior», os Cursos de “Práticas Laboratoriais de Biologia”, que visa proporcionar aos alunos de Biologia e Geologia a oportunidade de realizarem trabalho experimental que complemente as aprendizagens obtidas nas aulas, e o de “Mitos e raízes greco-latinas”, que proporciona aos alunos a oportunidade de aumentarem a capacidade expressiva e a precisão no uso de vocabulário especializado, mediante o conhecimento das etimologias e de reconhecerem afixos e radicais do vocabulário técnico-científico, compreendendo o seu significado.

Ambos os cursos têm previstas cinco sessões de noventa minutos cada, envolvem alunos do ensino secundário e procuram ser um complemento à formação ministrada em sala de aula nas disciplinas de Português e Biologia/Geologia.

A Escola Secundária Adolfo Portela foi reconhecida, no dia 25 de maio de 2022, pela Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), com a Distinção “Effective CAF User” que tem por objetivo avaliar o processo de autoavaliação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF - Common Assessment Framework), a implementação de melhorias e o nível de maturidade relativamente a oito Princípios de Excelência.

Trata-se de mais uma distinção conferida à Escola Adolfo Portela (a 6 de maio de 2021 já havia sido atribuído à ESAP o Selo EQAVET), com base no exercício de autoavaliação realizado e que envolveu elementos de toda a comunidade educativa: alunos, pais/encarregados de educação, parceiros e colaboradores (docentes e não docentes).

Este processo teve o seu início com a autoavaliação realizada no âmbito da Equipa de Autoavaliação da ESAP, seguida da aplicação dos Questionários CAF a toda a comunidade educativa da Escola, em junho de 2021, e culminou com a visita do Agente do Feedback Externo CAF, designado pela DGAEP, no dia 5 de maio, onde foram analisados, globalmente, os seguintes aspetos: qualidade do processo de autoavaliação; elaboração, comunicação e implementação do Plano de Ações de Melhoria; e Avaliação da extensão da Gestão da QualidadeTotal (Total Quality Management) da organização.

Realizou-se na passada quarta-feira, dia 25 de maio a Fase Final de Ténis – Desporto Escolar na ESAP.
Mais uma vez, o Clube de Ténis de Águeda acolheu este evento proporcionando um dia soberbo aos nossos “atletas” num espaço incrivelmente fantástico para a prática do Ténis, sempre acompanhado pelo seu Técnico Professor Fernando Vilela.

Para além da presença de 7 alunos da ESAP, de referir a participação das outras escolas envolvidas, ou seja, Escola Secundária da Mealhada, Agrupamento de Escolas da Murtosa e Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.

Nunca é demais salientar o excelente desempenho e determinação de todos os participantes ao longo do torneio acrescido de um fantástico “fairplay”.

No dia 23 de maio, quatro alunos da Unidade de Autismo e seis alunos com Adaptações Curriculares Significativas da Escola Secundária Adolfo Portela foram navegar à vela na Ria de Aveiro com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro.

A atividade “Navegar na diversidade” teve caráter inclusivo e visou “promover a melhoria da qualidade de vida e integração das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente através de atividades náuticas de vela adaptada” (…) “tanto na vertente competitiva como na de recreio e lazer.” (Sporting Clube de Aveiro – Academia de Vela)

Os alunos participantes, bem como os acompanhantes, tiveram a oportunidade de experimentar a modalidade, individualmente ou em pares, e de desfrutar do encanto da Ria de Aveiro numa perspetiva singular.

Nos dias 20 de abril (Aguiar da Beira) e 18 de maio (Marinha Grande), os alunos do grupo/equipa de Orientação, do clube de Desporto Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), participaram nas quatro etapas do circuito inter-regional da modalidade. Apesar de ser a primeira experiência neste desporto, é de realçar o excelente desempenho e resultados obtidos pelos alunos da ESAP, para além dos bons momentos de convívio com colegas de outras escolas.

Lugares de destaque para as alunas Francisca Marques (7ºE) e Gabriela Santos (7ºD) que alcançaram, respetivamente, o 2º e 3º lugar da classificação final no escalão de Infantis B. Também as alunas Mara Antunes e Mariana Brandão do 10ºF conseguiram, respetivamente, o 2º e 3º lugar da classificação final no escalão de Juvenis.

Parabéns a todos os alunos e alunas que ao longo do ano participaram com empenho e entusiasmo nos treinos e provas desta modalidade, deixando boas perspetivas para o próximo ano letivo.

Go to top