«Diálogos com cientistas» é um curso (ciclo de 10 conferências) que aproxima alunos e professores de temas modernos da Ciência com impacto na sociedade. Os temas serão abordados em linguagem simples. A primeira parte de cada sessão enriquece o conhecimento da audiência e provoca a sua curiosidade e desejo de participar numa discussão alargada na segunda parte da sessão. Este ciclo de conferências resulta da parceria entre o Instituto de Educação e Cidadadnia (IEC) e a Escola Adolfo Portela (ESAP).

A conferência inaugural, subordinada ao tema “Gestão Empresarial”, foi proferida, a 12 de janeiro, pelo investigador André Faustino, da Gene Predit, empresa do Biocant, que trabalha na identificação de biomarcadores e novas aplicações para componentes farmacológicos utilizando ‘drosophila melanogaster’, e teve como público-alvo os alunos do 12ºB (Ciências e Tecnologias).

 

Viveu-se, no dia 3 de janeiro, na nossa biblioteca, mais um momento de grande solenidade e descontração com a oferta dos livros, por parte do senhor diretor, aos alunos, melhor dizendo, às alunas que passaram à 2ª fase do CIL (Concurso Intermunicipal de Leitura) que será levada a cabo no dia 3 de março, na Escola Secundária Marques de Castilho.

O concurso vai, já, na sua 5ª edição. A 3ª fase, organizada pela Rede de Bibliotecas do concelho de Águeda será realizada em maio. E pronto, bom ano, boas leituras e até lá.

No início do segundo período, os alunos Afonso, Afonso Miguel, Diana, Martim, Matilde, Ricardo e Tomás, do Jardim de Infância da Castanheira, acompanhados da professora Irene Meireles e da auxiliar Sónia, estiveram na Escola Secundária Adolfo Portela, para uma segunda sessão de trabalho com o professor João Cera. O objetivo é construir um jogo que permita trabalhar as emoções, a partir do Monstro das Cores, permitindo que as crianças estabeleçam relações entre as cores de cada monstro e uma determinada emoção, através de uma ligação elétrica que acenderá uma luz junto da respetiva emoção.

O trabalho, inserido no subprojeto “Cliques imaginados e partilhados da magia da natureza” está em construção, continuando na próxima sessão, que decorrerá no próximo mês.

Os alunos do 7ºF, sob orientação do professor Álvaro Folhas, utilizaram em tempo real um telescópio do Faulkes Telescope Project, situado no observatório de Siding Springs na Austrália, através do qual registaram algumas fotografias de enxames globulares, galáxias e nebulosas na noite do hemisfério sul.

Para além da experiência única, os alunos perceberam que os objetos astronómicos podem ser referenciados num sistema de coordenadas características (usadas na aula a partir do Stellarium) e perceberam ainda alguns conceitos astronómicos importantes como magnitude do objeto celeste. Sobre este tópico, o Professor Paul Roche da Universidade de Cardiff solicitou um texto de divulgação sobre utilização remota de telescópios em tempo real (RTI – Real Time Interface), que pode ser lido aqui.

Um grupo de alunos brasileiros do Colégio Maria Auxiliadora, da cidade de Canoas (estado de Rio Grande do Sul - Brasil), voltou à Escola Secundária Adolfo Portela, no âmbito de um intercâmbio entre as duas instituições de ensino, dois anos após a primeira visita.

A acompanhar os alunos deste Colégio, certificado pela Unesco, estiveram investigadores da Universidade de Coimbra e da AWISHE (Association for World Innovation in Science and Health Education), ambas instituições parceiras deste projeto.

Os jovens investigadores apresentaram diversos trabalhos de pesquisa a uma plateia constituída por alunos da Escola Adolfo Portela, que intervieram, comentaram e… aprenderam com a partilha de conhecimentos e experiências num projeto que promove o estabelecimento de pontes entre o Brasil e Portugal.
Do programa fez, ainda, parte uma visita à zona histórica da cidade de Águeda, que contou com a colaboração do posto de turismo e da Câmara Municipal de Águeda.

Go to top